Ucrânia: Rússia anuncia nova trégua humanitária para 4.ª feira de manhã

O Exército russo anunciou hoje uma nova trégua para retirada de civis na Ucrânia a partir das 07h00 de Lisboa desta quarta-feira, com a implementação de corredores humanitários.

Ucrânia: Rússia anuncia nova trégua humanitária para 4.ª feira de manhã

“A Rússia anuncia um regime de cessar-fogo a partir de 9 de março, às 10h00, horário de Moscovo, e está preparada para estabelecer corredores humanitários”, adiantou fonte do Governo russo, citada pela agência de notícias TASS. De acordo com Moscovo, esta proposta será transmitida às autoridades da Ucrânia, que devem, como no dia anterior, confirmar até às 00h00 (hora de Lisboa) a localização dos corredores humanitários e a partir de que horas vão funcionar.

LEIA DEPOIS
Que alternativas a Europa tem ao gás natural russo?

Os primeiros corredores de evacuação foram montados na manhã de terça-feira, particularmente em Sumy (nordeste), de onde saíram dois comboios durante o dia. A evacuação também continuou na região de Kiev. Entre outras cidades, como Busha (norte) ou Mariupol (sul), os civis permanecem sem conseguir sair.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS