Ucrânia: Putin assina decreto para proibir exportações de produtos e matérias-primas

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou hoje um decreto de “medidas especiais” para dar garantias à economia da Rússia e que autoriza o governo a proibir exportações de produtos e matérias-primas.

Ucrânia: Putin assina decreto para proibir exportações de produtos e matérias-primas

As “medidas especiais” são tomadas para “garantir a segurança da Federação Russa e a operação ininterrupta da indústria”. E estará em vigor até 31 de dezembro de 2022, segundo noticiaram agências de notícias russas. O decreto proíbe “a exportação para fora da Federação Russa” de produtos e (ou) matérias-primas que serão especificadas numa lista a ser aprovada pelo governo russo nos próximos dois dias. Essas medidas não se aplicam a “produtos e (ou) matérias-primas exportadas da Rússia. E (ou) importadas para o país por cidadãos da Federação Russa, cidadãos estrangeiros e apátridas, para uso pessoal”.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

Com este decreto, Vladimir Putin confere ao governo “a autoridade para determinar os detalhes da aplicação das medidas planeadas”. Quer para produtos ou matérias-primas, quer para pessoas físicas ou jurídicas. Nos próximos dois dias, o governo determinará a lista de países estrangeiros onde será proibida a importação de determinados produtos e matérias-primas. O anúncio destas “medidas especiais” ocorre depois do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter revelado hoje o embargo às importações de petróleo e gás russo para os Estados Unidos, em resposta à invasão russa da Ucrânia.

Joe Biden assegura que “o petróleo russo não será aceite nos portos dos Estados Unidos”

Biden disse que tal “significa que o petróleo russo não será aceite nos portos dos Estados Unidos”. Num aumento das sanções impostas à Rússia para “dar outro forte golpe a (Presidente russo Vladimir) Putin”. A decisão foi tomada “em estreita coordenação” com os aliados dos Estados Unidos, precisou. “Não ajudaremos a subsidiar a guerra de Putin”, afirmou Biden. Também hoje, o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, realçou que a Rússia tem todo o direito de tomar ações, no caso de serem impostas sanções às suas exportações de energia. Como determinar um embargo ao gás que chega à Europa através do gasoduto Nord Stream 1. Alexander Novak acrescentou que com sanções mútuas em matéria de energia “ninguém ganha”. Considerando que os políticos europeus, através das suas reivindicações e acusações, estão a empurrar a Rússia para estas medidas.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS