Presidente da Ucrânia pede à população para defender Kiev

O Presidente da Ucrânia pediu à população para não depor as armas e defender a capital, Kiev, onde o exército ucraniano se confronta já com as forças russas

Presidente da Ucrânia pede à população para defender Kiev

O Presidente da Ucrânia pediu hoje à população para não depor as armas e defender Kiev, onde o exército ucraniano se confronta já com as forças russas, dois dias depois do início da invasão. “Estou aqui. Não vamos depor as armas e vamos defender o nosso país”, declarou Volodymyr Zelensky, numa mensagem de vídeo publicada na rede social Facebook. Entretanto, Moscovo afirmou ter visado as infraestruturas militares ucranianas com mísseis de cruzeiro.

LEIA DEPOIS
Joe Biden aprova apoio militar de emergência a Kiev

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates. O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa “desmilitarizar e ‘desnazificar'” o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus “resultados” e “relevância”.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Impala Instagram


RELACIONADOS