Ucrânia: PR espera que idas de Guterres a Moscovo e Kiev levem à paz “mais depressa”

Marcelo Rebelo de Sousa espera que as idas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Moscovo e Kiev, conduzam à paz na Ucrânia “mais depressa do que devagar”.

Ucrânia: PR espera que idas de Guterres a Moscovo e Kiev levem à paz

Ucrânia: PR espera que idas de Guterres a Moscovo e Kiev levem à paz “mais depressa”

Marcelo Rebelo de Sousa espera que as idas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Moscovo e Kiev, conduzam à paz na Ucrânia “mais depressa do que devagar”.

São João da Madeira, Aveiro, 23 abr 2022 (Lusa) – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou hoje o voto de que as idas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Moscovo e Kiev, conduzam à paz na Ucrânia “mais depressa do que devagar”.

Falando na cerimónia do centenário da Misericórdia de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, Marcelo Rebelo de Sousa quis “formular o voto de que a próxima visita do secretário-geral das Nações Unidas à Federação Russa, e certamente depois também o contacto com a República da Ucrânia, possa permitir a abertura de um caminho que conduza à paz”.

“E que conduza à paz mais depressa do que devagar”, acrescentou o chefe de Estado perante um auditório cheio no município sanjoanense, pertencente à Área Metropolitana do Porto (AMP).

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a rapidez na resolução do conflito “significaria não apenas o abreviar do sofrimento do povo martirizado da Ucrânia, mas também das angústias, das preocupações e das perturbações graves na vida de milhões” em todo o mundo, “e de milhões de portugueses em particular”.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visitará Moscovo, na Federação Russa, no dia 26 de abril, onde irá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo nota enviada pelas Nações Unidas na sexta-feira, Guterres terá em Moscovo uma reunião de trabalho e um almoço com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e será recebido pelo Presidente Vladimir Putin.

Hoje, foi também anunciado que António Guterres vai visitar a Ucrânia na próxima semana, após reunir-se em Moscovo com o Presidente russo Vladimir Putin, informou o porta-voz do líder da ONU.

“O secretário-geral irá visitar a Ucrânia na próxima semana. Terá uma reunião de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e será recebido pelo Presidente, Volodymyr Zelenskyy, a 28 de abril”, pode ler-se na nota enviada às redações.

JE (PDF/JMC) // PJA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS