Ucrânia: Países que armam Kiev são responsáveis por ações perigosas, diz Lavrov

O NNE russo, Serguei Lavrov, avisou hoje os países que estão a fornecer armas à Ucrânia para combater a Rússia de que serão responsabilizados pelas suas ações, que considerou perigosas.

Ucrânia: Países que armam Kiev são responsáveis por ações perigosas, diz Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, avisou hoje os países que estão a fornecer armas à Ucrânia para combater a Rússia de que serão responsabilizados pelas suas ações, que considerou perigosas. “Os colegas estrangeiros, incluindo a UE, agem perigosamente entregando armas mortíferas à Ucrânia”, disse Lavrov, citado pela agência turca Anadolu. “Estes países estão a criar um perigo colossal. Inclusive para eles próprios”, disse Lavrov. Mas sem ameaçar com retaliações, segundo a agência francesa AFP. Lavrov falava numa conferência de imprensa na cidade turca de Antália. Depois de se ter reunido com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, sob mediação do ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Çavusoglu.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que já causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo. O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho. Afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender. E garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS