Países Baixos reabrem embaixada na capital da Ucrânia

O Governo neerlandês anunciou que vai reabrir hoje a embaixada dos Países Baixos em Kiev, com uma “pequena equipa” e num gesto definido como um “sinal diplomático” para a Ucrânia.

Países Baixos reabrem embaixada na capital da Ucrânia

Em declarações aos ‘media’, o ministro dos Negócios Estrangeiros Wopke Hoekstra, assegurou que a reabertura da embaixada na capital ucraniana é “importante” para os dois países, com Haia a sublinhar a “estreita relação” de cooperação, incluindo o envio de ajuda militar e humanitária à Ucrânia. “Nunca estamos isentos de riscos, mas tendo avaliado a situação global julgamos que é sensato e aceitável. É uma pequena equipa e a segurança foi analisada com muito cuidado”, acrescentou Hoekstra, que se referiu a um “sinal diplomático muito importante” para a Ucrânia.

Para ler depois
Rússia confirma bombardeamento contra Kiev durante visita de Guterres
A Rússia confirmou ter feito um ataque com armas “de alta precisão” contra Kiev na quinta-feira, causando um morto, durante a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres (… continue a ler aqui)

Hoekstra também confirmou hoje o envio para a Ucrânia “na primeira quinzena de maio” de 30 polícias holandeses com o objetivo de investigarem alegados crimes de guerra e com uma permanência no país durante duas semanas, nos arredores de Kiev, sob os auspícios do Tribunal Penal Internacional. O ministro não excluiu a hipótese de também investigarem os acontecimentos em Bucha, pelo facto de os locais da investigação serem decididos pelo gabinete do procurador do TPI, Karim Khan.

Imagens em direto da Guerra na Ucrânia

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS