Ucrânia: Número de refugiados sobe para 2,3 milhões

O número de pessoas que foram forçadas a fugir da Ucrânia para outros países na sequência da invasão russa, em 24 de fevereiro, já ultrapassou os 2,31 milhões, anunciou hoje o ACNUR.

Ucrânia: Número de refugiados sobe para 2,3 milhões

O número de pessoas que foram forçadas a fugir da Ucrânia para outros países na sequência da invasão russa, em 24 de fevereiro, já ultrapassou os 2,31 milhões. Anunciou hoje o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR). A Polónia abriga 1,4 milhões desses refugiados. Enquanto 214.000 estão na Hungria, 165.000 na Eslováquia, 97.000 na Rússia, 84.000 na Roménia. E 82.000 na Moldova, segundo as estatísticas atualizadas diariamente pela agência da Nações Unidas. Na quarta-feira, o número de refugiados era 2.011.312, segundo o ACNUR. A estes dados deve ser adicionado um número não confirmado de pessoas deslocadas internamente no território ucraniano. Que, nos primeiros dias do conflito, eram mais de um milhão.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

A crise dos refugiados é a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O alto-comissário para os Refugiados, Filippo Grandi, que visitou recentemente a Polónia, a Roménia e a Hungria, agradeceu, nos últimos dias, a resposta europeia à crise. “É imperativo que a comunidade internacional continue a apoiar esta resposta aos refugiados. E a ajudar as comunidades de acolhimento, particularmente na Moldova”, afirmou. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. E muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 15.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos. Que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes. Embora admitindo que “os números reais são consideravelmente mais elevados”, a ONU confirmou hoje a morte de pelo menos 516 civis, entre os quais 41 crianças.

Impala Instagram


RELACIONADOS