Ucrânia: NATO não quer “uma guerra aberta com a Rússia”

A NATO não pretende “uma guerra aberta com a Rússia”, declarou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, à margem de um encontro diplomático que decorre em Antália, no sul da Turquia.

Ucrânia: NATO não quer

“Temos a responsabilidade de impedir que este conflito [entre a Rússia e a Ucrânia] se intensifique para além das fronteiras da Ucrânia. E se torne numa guerra aberta entre a Rússia e a NATO”, disse em declarações à agência noticiosa AFP. No decurso do Fórum diplomático organizado pela presidência turca. Stoltenberg justificou desta forma a recusa da Aliança Atlântica em impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia para proteger a população dos bombardeamentos russos. Semelhante medida “significaria estar preparado para abater aviões russos”, assinalou. Sublinhando que isso, “certamente, conduziria a uma guerra aberta”.

LEIA AINDA
Putin: A ascensão do ditador que quer dominar o mundo 

Stoltenberg deverá encontrar-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, um dia após as primeiras conversações diretas, desde o início da guerra, entre os ministros russo e ucraniano dos Negócios Estrangeiros. E que decorreu na estação balnear do Mediterrâneo. O chefe da NATO, a organização militar ocidental que inclui a Turquia, apelou ainda ao Presidente russo, Vladimir Putin. Que “ponha termo a esta guerra insensata” e se empenhe numa “solução política”. “A primeira medida seria garantir corredores humanitários que permitam às pessoas saírem e procurarem alimentos e medicamentos”, indicou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS