Moscovo oficializa relações diplomáticas com separatistas da Ucrânia

A Rússia estabeleceu hoje oficialmente relações diplomáticas com os territórios ucranianos separatistas pró-russos de Donetsk e Lugansk, na região ucraniana de Donbass, que Putin reconheceu.

Moscovo oficializa relações diplomáticas com separatistas da Ucrânia

A Rússia estabeleceu hoje oficialmente relações diplomáticas com os territórios ucranianos separatistas pró-russos de Donetsk e Lugansk, na região da Ucrânia de Donbass, que o Presidente Vladimir Putin reconheceu na segunda-feira como independentes. Moscovo e as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, que não são reconhecidas pela comunidade internacional, concordaram com o “estabelecimento de relações diplomáticas”, referiu em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Entenda a tensão na Ucrânia
Uma crise à beira da catástrofe

Após ter reconhecido na segunda-feira como independentes os territórios ucranianos separatistas pró-russos de Donetsk e Lugansk, na região de Donbass, Moscovo esclareceu hoje que o reconhecimento se refere ao território ocupado quando as “repúblicas” proclamaram esse estatuto em 2014, o que inclui espaço atualmente detido pelas forças ucranianas.

Além de ter assinado os decretos relativos ao reconhecimento de Lugansk e de Donetsk, Putin anunciou que as forças armadas russas poderão deslocar-se para aqueles territórios ucranianos em missão de “manutenção da paz”. A decisão foi condenada pela generalidade dos países ocidentais, que temiam há meses que a Rússia invadisse novamente a Ucrânia, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014. Nesse ano, começou a guerra no Donbass entre separatistas pró-russos apoiados por Moscovo e o exército ucraniano, que provocou, desde então, mais de 14.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados, segundo a ONU.

Impala Instagram


RELACIONADOS