Ucrânia: NATO confirma reforço da presença “preventiva” a leste

Os ministros da Defesa da NATO exortaram hoje a Rússia a escolher a via diplomática para resolver a crise com a Ucrânia, mas, como medida preventiva, confirmaram o reforço militar a leste.

Ucrânia: NATO confirma reforço da presença

Os ministros da Defesa da NATO, reunidos em Bruxelas, exortaram hoje a Rússia a escolher a via diplomática para resolver a crise com a Ucrânia, mas, como medida preventiva, confirmaram o reforço da presença militar a leste. “As ações da Rússia representam uma séria ameaça à segurança euro-atlântica. Como consequência, e para assegurar a defesa de todos os Aliados, estamos a destacar forças terrestres adicionais para a parte oriental da Aliança, bem como recursos marítimos e aéreos adicionais, tal como anunciado pelos Aliados, e aumentámos a prontidão das nossas forças”, lê-se numa declaração dos ministros da Defesa da NATO divulgada hoje à tarde.

LEIA TAMBÉM
Três aviões dos EUA intercetados pela força aérea russa no Mediterrâneo

Ministro português participou na reunião sobre a situação na Ucrânia

Acrescentando que a NATO está também prestes a “reforçar ainda mais” a sua “postura defensiva e dissuasora para responder a todas as contingências”, os ministros da Defesa da Aliança Atlântica, entre os quais João Gomes Cravinho, que representa Portugal na reunião, argumentam que estas medidas são “preventivas e proporcionais” e não contribuem para uma escalada das tensões.

Impala Instagram


RELACIONADOS