Ucrânia: Líderes da UE discutem escalada em cimeira de urgência

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia discutem hoje o agravamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, numa cimeira extraordinária em Bruxelas convocada de urgência.

Ucrânia: Líderes da UE discutem escalada em cimeira de urgência

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) discutem hoje o agravamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, numa cimeira extraordinária em Bruxelas convocada de urgência na quarta-feira pelo presidente do Conselho Europeu. A cimeira extraordinária, presencial e com início agendado para as 20h00 de Bruxelas (19h00 de Lisboa), foi convocada face à escalada das tensões. Depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter assinado, na segunda-feira à noite, um decreto que reconhece as autoproclamadas repúblicas de Lugansk e de Donetsk, no Donbass (leste da Ucrânia). E de ter ordenado a mobilização do exército russo em missão de “manutenção da paz” para estes territórios separatistas pró-russos.

LEIA DEPOIS
O verdadeiro objetivo de Putin com a invasão da Ucrânia 

A UE reagiu prontamente, com a adoção de um pacote de sanções dirigido a Moscovo, acordado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 na terça-feira. Mas o presidente do Conselho Europeu entendeu ainda assim convocar uma cimeira de líderes para uma discussão ao mais alto nível sobre os últimos desenvolvimentos da crise a leste. E da ameaça de uma nova guerra na Europa. “O uso da força e da coerção para mudar fronteiras não tem lugar no século XXI. Convoco um Conselho Europeu especial para amanhã [quinta-feira] em Bruxelas para discutir os últimos desenvolvimentos relacionados com a Ucrânia e a Rússia”. Escreveu Charles Michel, na sua conta oficial na rede social Twitter, ao anunciar na quarta-feira a realização da cimeira.

“O uso da força e da coerção para mudar fronteiras não tem lugar no século XXI”

Na carta-convite dirigida aos líderes, entre os quais o primeiro-ministro António Costa, o presidente do Conselho Europeu começa por agradecer aos 27 “a unidade demonstrada nos últimos dias. Nomeadamente através da rápida adoção do pacote de sanções” à Rússia. Reiterando que “as ações agressivas por parte da Federação Russa violam o direito internacional. E a integridade territorial e soberania da Ucrânia”. E “também minam a ordem de segurança europeia”. Charles Michel diz ser importante que os 27 continuem “unidos e determinados. A definir em conjunto a abordagem e ações coletivas” face à atual situação.

O presidente do Conselho Europeu especifica que o objetivo desta cimeira extraordinária é discutir “os últimos desenvolvimentos”. A forma de a UE “proteger a ordem internacional baseada em regras”. “Como lidar com a Rússia, designadamente responsabilizando-a pelas suas ações”. E “como continuar a apoiar a Ucrânia e a sua população”. A convocação deste Conselho Europeu extraordinário ocorreu no mesmo dia em que o Comité de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da União Europeia adotou em definitivo as sanções contra a Rússia. Aprovadas pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, na terça-feira.

Cimeira extraordinária tem o objetivo de discutir o apoio à Ucrânia e à sua população

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e dois bancos privados da Rússia estão entre os alvos das sanções. Que abrangem 27 indivíduos e entidades dos setores político, militar, empresarial e dos media. Além de cerca de 350 membros da câmara baixa do parlamento russo (Duma). Relativamente às sanções financeiras, preveem-se restrições às relações económicas da UE com as duas regiões separatistas, de Donetsk e Lugansk. Bem como o congelamento de bens de dois bancos privados russos. E limites à capacidade de o Estado russo aceder aos mercados de capitais e financeiros da UE.

A decisão de Putin de reconhecer as duas autoproclamadas repúblicas e abrir assim a porta ao envio de forças militares para território ucraniano foi condenada pela generalidade dos países ocidentais. Que temiam há meses que a Rússia invadisse novamente a Ucrânia, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014. Os líderes da UE já discutiram presencialmente na semana passada, em Bruxelas, a crise a leste. Num encontro informal realizado imediatamente antes da cimeira UE-África. Tendo o presidente do Conselho Europeu decidido marcar esta cimeira com caráter de urgência face aos desenvolvimentos desta semana. Que aumentaram os receios de um conflito militar em grande escala.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS