Ucrânia: Guerra já matou pelo menos 1.151 civis e fez 1.824 feridos

A invasão russa da Ucrânia já provocou pelo menos 1.151 mortos e 1.824 feridos entre a população civil, a maioria devido a armas explosivas com vasta área de impacto, indicou hoje a ONU.

Ucrânia: Guerra já matou pelo menos 1.151 civis e fez 1.824 feridos

A invasão russa da Ucrânia já provocou pelo menos 1.151 mortos e 1.824 feridos entre a população civil, a maioria devido a armas explosivas com vasta área de impacto, indicou hoje a ONU. No seu relatório diário sobre vítimas civis confirmadas desde o início da agressão militar russa na Ucrânia, a 24 de fevereiro, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) contabilizou, até às 24:00 de domingo (hora local), 103 crianças entre os mortos e 133 entre os feridos.

Saiba o que são bombas de fósforo, a polémica arma que a Rússia é acusada de utilizar
Ucrânia acusa Rússia de utilizar bombas de fósforo branco em ataques a civis. Fique a saber o que define a polémica arma de que todos falam.

A Alto Comissariado da ONU acredita que estes dados sobre as vítimas civis estão, contudo, muito aquém dos números reais, sobretudo nos territórios onde os ataques intensos não permitem recolher e confirmar a informação. “A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas de vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de lançamento de mísseis, e ataques aéreos e de mísseis”, refere ainda o ACNUDH.

A Rússia lançou, a 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, depois de meses a concentrar militares e armamento na fronteira com a justificação de estar a preparar exercícios. A ofensiva russa causou já a fuga de mais de dez milhões de pessoas, mais de 3,8 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU — a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial.

Segundo a ONU, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS