Ucrânia: Guerra já fez pelo menos 1.179 mortos e 1.860 feridos civis

A invasão russa da Ucrânia já provocou pelo menos 1.179 mortos e 1.860 feridos entre a população civil, a maioria dos quais vítimas de armamento explosivo de grande impacto, indicou a ONU.

Ucrânia: Guerra já fez pelo menos 1.179 mortos e 1.860 feridos civis

A invasão russa da Ucrânia já provocou pelo menos 1.179 mortos e 1.860 feridos entre a população civil, a maioria dos quais vítimas de armamento explosivo de grande impacto, indicou a ONU. No seu relatório diário de vítimas civis confirmadas desde o início da ofensiva militar russa na Ucrânia, a 24 de fevereiro, o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) contabilizou, até às 24:00 de segunda-feira (hora local), 104 crianças entre os mortos e 134 entre os feridos.

Pode também interessar-lhe

Ivan chegou hoje a Dnipro, no leste da Ucrânia, depois de ter estado a viver com a mulher um mês na cave, com medo das explosões e das bombas em Sievierodonetsk, com um coelho numa gaiola e a mesma roupa desde o início da guerra, 24 de fevereiro (…continue a ler aqui)

A Alto-Comissariado da ONU acredita que estes dados sobre as vítimas civis estão, contudo, muito aquém dos números reais, sobretudo nos territórios onde os ataques intensos não permitem recolher e confirmar a informação. “A maioria das baixas civis registadas foi causada pela utilização de armas explosivas com uma ampla área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e sistemas de lançamento múltiplo de ‘rockets’, e por ataques aéreos e de mísseis”, refere ainda o ACNUDH.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 34.º dia, causou já a fuga de mais de dez milhões de pessoas, mais de 3,9 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU — a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS