Ucrânia: Fotógrafo veterano encontrado morto perto de Kiev

Um fotógrafo veterano da Ucrânia, que estava desaparecido há três semanas, foi encontrado morto a alguns quilómetros da capital, confirmou hoje o gabinete do Presidente ucraniano.

Ucrânia: Fotógrafo veterano encontrado morto perto de Kiev

Fotógrafo veterano encontrado morto perto de Kiev. “Ele desapareceu em 13 de março e o seu corpo foi encontrado no dia 01 de abril perto de aldeia de Gouta Mejyguirska”, que fica a algumas dezenas de quilómetros de Kiev, indicou hoje no Telegram o chefe da administração do gabinete presidencial, Andriï Yermak.

Ucrânia: Governo ucraniano anuncia sete corredores humanitários para hoje
O Governo ucraniano anunciou que sete corredores humanitários estarão a funcionar para a retirada de civis de cidades onde ocorrem combates nas regiões de Donetsk e Lugansk (… continue a ler aqui)

De acordo com o Ministério Público ucraniano, o fotógrafo Maksym Levine, conhecido como Maks, deverá ter sido alvo de disparos dos soldados russos.”Maksym, que estava desarmado, foi morto por duas pequenas armas de fogo dos soldados das forças armadas russas”, apontou, em comunicado, adiantando que foi aberta uma investigação.

Levine, de 40 anos, colaborou com meios de comunicação ucranianos e internacionais. Vários jornalistas ucranianos e ocidentais foram mortos e dezenas ficaram feridos desde o início do conflito na Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.276 civis, incluindo 115 crianças, e feriu 1.981, entre os quais 160 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior. A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos. A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS