Ucrânia: Euroliga de basquetebol suspende jogos com equipas russas

Os três encontros da 27.ª jornada da Euroliga de basquetebol que incluem a participação de clubes russos foram todos suspensos, devido à ofensiva militar da Rússia na Ucrânia, anunciou hoje a organização da competição.

Ucrânia: Euroliga de basquetebol suspende jogos com equipas russas

Os duelos Bayern Munique-CSKA Moscovo, Bitci Baskonia-Unics Kazan e Zenit São Petersburgo-FC Barcelona foram todos suspensos como “medida de precaução”, no dia em que a Euroliga também revelou que os 18 clubes membros vão efetuar uma reunião de emergência na sexta-feira, para avaliar a situação. Horas antes, o FC Barcelona já tinha anunciado que a sua equipa de basquetebol não iria viajar para São Petersburgo, por causa da situação vivida na Ucrânia.

LEIA TAMBÉM
O verdadeiro objetivo de Putin com a invasão do território ucraniano

A Euroliga acrescentou que os restantes jogos da ronda vão continuar como planeado desde que a integridade e segurança das equipas participantes esteja assegurada ou, então, que “tenham sido tomadas decisões governamentais que impeçam a sua realização”. A Rússia lançou na madrugada de hoje uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o ataque responde a um “pedido de ajuda das autoridades das repúblicas de Donetsk e Lugansk”, no leste da Ucrânia, cuja independência reconheceu na segunda-feira, e visa a “desmilitarização e desnazificação” do país vizinho. O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.

Impala Instagram


RELACIONADOS