Ucrânia: Estónia apoia adesão da Finlândia à NATO e ratificaria decisão “de imediato”

A primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, expressou hoje em Tallinn o apoio à eventual adesão da Finlândia à NATO e afirmou que, se o Governo de Helsínquia decidir candidatar-se à Aliança, o seu país ratificaria “de imediato”.

Ucrânia: Estónia apoia adesão da Finlândia à NATO e ratificaria decisão

“Podemos certificar que [a adesão] seria uma boa decisão, mas, claro, cabe ao povo finlandês decidir. Se a Finlândia e a Suécia se juntarem à NATO, a Aliança seria mais forte”, apontou Kallas durante uma conferência conjunta com a homóloga finlandesa, Sanna Marin. Kallas e Marin reuniram-se na capital da Estónia para discutir a segurança da Europa na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, com a qual os dois países partilham uma vizinhança comum, e sobre um aumento da cooperação bilateral, especialmente em matéria de energia. A primeira-ministra da Estónia disse que o seu país está a seguir “de muito perto” o debate sobre a possível adesão da vizinha Finlândia à NATO, uma questão que se tornou atual tanto nesse país nórdico como na Suécia, na sequência da ofensiva russa na Ucrânia.

LEIA DEPOIS
Ucrânia acusa Rússia de “sabotar” de novo corredores humanitários

A Finlândia e a Suécia são os únicos dois países nórdicos e bálticos que não pertencem à Aliança Atlântica, apesar de manterem uma estreita colaboração com esse organismo. Segundo Kallas, a mensagem que a Estónia pode enviar à Finlândia é que a adesão à NATO não enfraqueceu as capacidades de defesa da Estónia quando a pequena república báltica entrou na Aliança, nem enfraquecerá a Finlândia se esta decidir aderir.

Kallas e Marin reiteraram a sua “forte condenação” à agressão de Moscovo contra a Ucrânia e a sua solidariedade para com o povo ucraniano, observando ao mesmo tempo a grande unidade que existe sobre esta questão no seio da União Europeia. “É importante lembrar que, enquanto a Rússia está agora mais isolada que nunca, na Europa estamos mais unidos e mais fortes do que nunca”, afirmou Marin.

Relativamente a uma possível adesão à NATO, Marin insistiu que a Finlândia iniciou “um debate profundo” sobre essa possibilidade, tanto na sociedade como no seio dos próprios partidos políticos, pelo que se recusou a tomar uma posição até que esse debate estivesse concluído. De acordo com a sondagem mais recente, a percentagem de finlandeses que se opõe à adesão à NATO caiu de 43% para 28% em pouco mais de um mês, enquanto os partidários da decisão subiram de 30% para 53%.

Impala Instagram


RELACIONADOS