Ucrânia derruba míssil hipersónico russo com míssil americano Patriot

A força aérea ucraniana afirmou hoje que derrubou um míssil hipersónico russo, sobre Kiev, recorrendo ao recém adquirido sistema americano Patriot e terá sido a primeira vez que conseguiu intercetar um dos mísseis mais modernos de Moscovo.

Ucrânia derruba míssil hipersónico russo com míssil americano Patriot

Num poste na rede social Telegram, o comandante da força aérea, Mykola Oleshchuk, escreveu que o míssil balístico do tipo kinzhal foi intercetado durante um ataque noturno à capital ucraniana, esta semana.

Foi também a primeira vez que a Ucrânia usou os sistemas de defesa americanos Patriot.

“Sim, abatemos o ‘único’ kinzhal. Aconteceu durante o ataque noturno de 04 de maio nos céus da região de Kiev”, escreveu Mykola Oleshchuk.

O comandante disse ainda que o míssil kh-47 foi lançado por uma aeronave MiG-31K, vindo do território russo e foi abatido por um míssil Patriot.

O kinzhal é uma das armas russas mais recentes e avançadas. Os militares russos dizem que o míssil balístico lançado tem um alcance de até 2.000 quilómetros e voa até 10 vezes a velocidade do som, dificultando a sua interceção.

A combinação da velocidade hipersónica e uma ogiva pesada permite que o kinzhal destrua alvos fortemente fortificados como ‘bunkers’ subterrâneos ou túneis nas montanhas.

Os militares ucranianos já tinham admitido a falta de recursos para intercetar os kinzhals.

A Ucrânia recebeu a primeira entrega dos mísseis Patriot no final de abril, provenientes dos Estados Unidos da América (EUA), Alemanha e Países Baixos, apesar de não ter especificado quantos sistemas recebeu ou possui.

A Alemanha reconheceu ter enviado, pelo menos, um sistema e os Países Baixos assumiram o envio de dois.

O ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, disse que pediu pela primeira vez os sistemas Patriot quando visitou os EUA, em agosto de 2021, meses antes da invasão em grande escassa por parte da Rússia, mas sete anos depois de a Rússia ter anexado ilegalmente a península ucraniana da Crimeia.

Oleksii Reznikov descreveu que receber o sistema era como “um sonho”, mas disse que foi informado, nos EUA, que era impossível na época.

IYN // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS