Ucrânia: Chefe da agência de energia atómica da ONU vai visitar Chernobyl

O diretor da agência da ONU para a Energia Atómica afirmou hoje que vai liderar “muito em breve” uma missão de apoio à antiga central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, depois das tropas russas terem saído do local.

Ucrânia: Chefe da agência de energia atómica da ONU vai visitar Chernobyl

O diretor da agência da ONU para a Energia Atómica afirmou hoje que vai liderar “muito em breve” uma missão de apoio à antiga central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, depois das tropas russas terem saído do local. O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) das Nações Unidas (ONU), Rafael Mariano Grossi, afirmou que a saída das forças russas da antiga central nuclear, desativada após o desastre de 1986, é “um passo na direção certa”.

O responsável, que falava após visitas à Ucrânia e à Rússia, disse que espera ir “muito, muito em breve” a Chernobyl, referindo que se seguirão mais missões de segurança nuclear na Ucrânia.

Rafael Mariano Grossi explicou que oficiais de Moscovo com quem falou não o informaram sobre porque é que as tropas russas abandonaram Chernobyl. “A situação geral da radiação à volta da central é bastante normal. Houve um nível de radiação relativamente superior por causa do movimento de veículos pesados na altura da ocupação da central e o mesmo terá acontecido na saída [das tropas]”, aclarou.

Funicular dos Guindais no Porto encerrado por tempo indeterminado

O Funicular dos Guindais, que liga a Batalha à Ribeira, no Porto, vai estar encerrado por tempo indeterminado devido a motivos técnicos, de acordo com a autarquia (…continue a ler aqui)

A empresa estatal de energia ucraniana disse que tropas russas receberam “doses significativas” de radiação por terem escavado trincheiras na zona de exclusão à volta da central, mas o diretor da AIEA afirmou que não tem qualquer confirmação de que tenha havido soldados contaminados.

A Ucrânia confirmou hoje que voltou a controlar a antiga central nuclear de Chernobyl e garantiu que vai trabalhar com a AIEA para avaliar os danos causados durante a ocupação russa. A confirmação foi feita pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, que acusou a Rússia de se ter comportado de forma irresponsável durante as mais de quatro semanas em que ocupou as instalações, impedindo que os funcionários realizassem todo os trabalhos necessários em áreas contaminadas.

Numa conferência de imprensa em Varsóvia, Polónia, o ministro ucraniano disse ainda que a Rússia colocou a vida dos seus soldados em risco ao expô-los a radiações. As autoridades ucranianas informaram na quinta-feira à AIEA que detinham novamente o controlo da antiga central nuclear de Chernobyl, após a saída das tropas russas que a ocupavam desde 24 de fevereiro.

A central nuclear de Chernobyl, localizada a norte de Kiev, não está ativa, mas ainda requer tarefas de controlo, análise e vigilância. Após ser ocupada pelo Exército russo em 24 de fevereiro, a antiga fábrica tem sido motivo de preocupação para a AIEA, já que o pessoal que lá trabalhava ficou detido por quase um mês sem descansar. Só em 20 de março começou a rotação dos trabalhadores, que foi concluída no dia seguinte.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS