Ucrânia afirma ter recuperado mais de 10 posições nos arredores de Bakhmut

A Ucrânia afirmou hoje ter recuperado “mais de 10 posições” russas nos arredores de Bakhmut, epicentro de combates desde há vários meses e alvo de avanços ucranianos nos últimos dias.

Ucrânia afirma ter recuperado mais de 10 posições nos arredores de Bakhmut

“Hoje, as nossas unidades capturaram mais de 10 posições inimigas no norte e no sul dos arredores de Bakhmut”, disse na rede social Telegram a vice-ministra da Defesa Ganna Maliar, segundo a qual “os combates ferozes” continuam no centro da cidade.

Segundo a vice-ministra ucraniana, citada pela agência France-Presse (AFP), “foram capturados soldados inimigos”.

Kiev afirma há vários dias estar a progredir à volta de Bakhmut depois de vários meses de combates, ao passo que Moscovo afirma registar avanços na cidade, que controla maioritariamente.

De acordo com Ganna Maliar, as tropas russas “reuniram-se lá e estão a tentar avançar, destruindo tudo à sua passagem”.

A batalha por aquela cidade do Donbass é a mais sangrenta e a mais longa desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Os observadores duvidam do alcance estratégico da conquista da cidade para a Rússia, mas permite a Moscovo registar uma vitória após vários revezes.

No local, o grupo paramilitar Wagner é apoiado pelo exército russo, embora o seu líder, o empresário Evgeny Prigozhin, acuse regularmente a hierarquia militar de não dar munições suficientes aos seus homens para poderem conquistar Bakhmut.

JE // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS