Ucrânia: ACNUR atualiza balanço de refugiados para quase meio milhão de pessoas

Mais de 500.000 pessoas deixaram a Ucrânia para se refugiar em vários países vizinhos desde que começou a ofensiva militar russa, na quinta-feira – alto comissário da ONU para Refugiados.

Ucrânia: ACNUR atualiza balanço de refugiados para quase meio milhão de pessoas

Mais de 500 mil pessoas deixaram a Ucrânia para se refugiar em vários países vizinhos. Isto desde que começou a ofensiva militar russa, na quinta-feira. Afirmou hoje o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi. O número avançado através de uma mensagem divulgada na rede social Twitter indica um aumento do número de refugiados em relação ao balanço publicado hoje de manhã pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

LEIA AINDA
Tropas russas atacam ambulância que transportava feridos [vídeo gráfico] 

Segundo avançava há algumas horas o ACNUR, também através do Twitter, o número de ucranianos que tinha abandonado o país rondava as 422 mil pessoas. Às quais se somavam mais 100 mil deslocados internos. A contagem enviada um pouco depois pelos serviços de Grandi referiu haver já 499.412 refugiados. Dos quais mais de metade (281.000 pessoas) estão na Polónia.

Desde o início dos violentos combates que opõem as tropas russas ao exército ucraniano, os civis — sobretudo mulheres e crianças, já que os homens em idade de combate não podem deixar a Ucrânia – tentam por todos os meios chegar aos países limítrofes em busca de abrigo. Seja de comboio, de carro ou, muitas vezes, a pé. De acordo com a última contagem publicada, a Hungria recebeu 84.586 refugiados. A Moldávia mais de 36 mil. E a Roménia e a Eslováquia cerca de 30 mil cada.

Cerca de 34.600 pessoas foram diretamente para outros países europeus. Já que os cidadãos ucranianos estão temporariamente isentos da necessidade de ter visto para entrar na União Europeia e na Suíça.

Impala Instagram


RELACIONADOS