Trump processado pela morte de um polícia após ataque

A mulher do polícia Brian Sicknick, que foi agredido durante o ataque ao Capitólio e morreu um dia depois, apresentou uma ação judicial contra o ex-Presidente Donald Trump (2017-2021), informou hoje a imprensa norte-americana.

Trump processado pela morte de um polícia após ataque

O processo, aberto na noite de quinta-feira no tribunal federal de Washington, aconteceu na véspera do aniversário dos dois anos da invasão à sede do Congresso dos Estados Unidos, que matou cinco pessoas, incluindo Sicknick, e feriu outras centenas. Sandra Garza, companheira de Sicknick, aponta no documento do tribunal que a morte do agente foi uma “consequência direta e previsível” das palavras de Trump num discurso aos seus apoiantes em 06 de janeiro de 2021.

O ex-presidente republicano fez um discurso incendiário antes do ataque ao Capitólio, no qual instou os seus apoiantes a marchar até à sede do Congresso, dizendo ter havido fraude eleitoral nas eleições presidenciais de 2020. O processo também cita dois agressores, Julian Khater e George Tanios, por ferir Sicknick, pulverizando-o com repelente de ursos e tornando-o incapaz de “se defender contra a multidão”. Khater e Tanios declararam-se culpados no ano passado das acusações relativas à agressão e aguardam a sentença.

Para ler depois
Trump envolveu-se em “conspiração multifacetada” para anular presidenciais
O comité que investigou o papel de Donald Trump no ataque ao Capitólio em 2021 concluiu que o ex-Presidente se envolveu criminalmente numa “conspiração multifacetada” para anular os resultados das presidenciais. (… continue a ler aqui)

140 polícias ficaram feridos com gravidade

Embora um técnico forense tenha determinado na altura que a morte de Sicknick foi “natural” devido a um acidente vascular cerebral (AVC), os advogados de Garza afirmam no processo que “todos os eventos de 06 (…) contribuíram para o estado que levou à morte” do agente. O processo procura acusar Trump e os dois agressores de homicídio culposo e conspiração para violar os direitos civis. Também propõe acusações de agressão contra Khater e Tanios e uma acusação adicional contra Trump por ajudar e incitar a agressão ao polícia.

Os advogados, por seu turno, pedem um mínimo de 9,4 milhões de euros de indemnização a cada um dos visados. Hoje, no Capitólio, os congressistas democratas realizaram um minuto de silencia em homenagem aos polícias vítimas do ataque, uma vez que, além de Sicknick, foram registados 140 agentes feridos com gravidade. Os mortos restantes – quatro – eram apoiantes de Trump. Sicknick, de 42 anos, estava na Polícia do Capitólio desde 2008.

Impala Instagram


RELACIONADOS