«Sócrates aldrabou-nos», considera António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considera que José Sócrates enganou o Partido Socialista quando passou a mensagem de que a mãe teria herdado uma fortuna da família.

«Sócrates aldrabou-nos», considera António Costa

O primeiro-ministro admitiu que José Sócrates enganou o PS ao dizer que a mãe seria herdeira de uma fortuna da família, justificando assim os seus gastos. A confissão surge numa atualização da biografia de Mário Soares, do jornalista Joaquim Vieira, publicada nesta quinta-feira com a revista Sábado. No livro, citado pelo Correio da Manhã, António Costa diz que Sócrates evitava “ter conversas cara a cara” com ele. “Depois do que vi já, entretanto, e que o próprio Sócrates não desmente, concluo que ele, de facto, aldrabou-nos“, terá admitido António Costa, em referência ao Partido Socialista.

As declarações de Costa foram dadas ao jornalista Joaquim Vieira em julho de 2021 (a propósito da biografia de Soares) numa conversa sobre a alegada herança que a mãe de Sócrates herdou do pai. Esta é a primeira vez que o primeiro-ministro fala, de forma tão aberta, sobre a relação com Sócrates. No livro, é possível conhecer um episódio em que os dois se encontraram – em 2014, quando o antigo primeiro-ministro estava detido em Évora –, tendo Mário Soares participado como mediador da conversa, a pedido de Sócrates.

«Não consegui estar sozinho com Sócrates», terá dito António Costa

“Eu ia lá para falar com o José Sócrates pessoalmente e ouvir da boca dele o que tinha para me dizer, mas não consegui estar sozinho com ele. Aliás, nem falei com ele, praticamente (…) O Soares fez ali um comício contra a ‘injustiça’ e ‘a canalhice que isto é’, e o outro acrescentava que sim, que era tudo uma ‘canalhice’ e não sei quê”, terá dito António Costa. “O Soares não estava para ir naquele dia. Portanto, o Sócrates mandou-o ir: em primeiro lugar, porque nunca quis ter uma conversa cara a cara comigo e, em segundo lugar, porque me quis condicionar através do Soares. O que, aliás, só agravou mais as minhas suspeitas sobre a coisa toda.

Infarmed: Ferro Rodrigues irritou-se com Temido e António Costa respondeu-lhe
Presidente da Assembleia quer clareza a comunicar se mortos e internados estavam ou não vacinados e culpou Marta Temido. António Costa irritou-se e defendeu a ministra da Saúde. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS