Pedro Sánchez anuncia dissolução do Parlamento convoca eleições antecipadas

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou hoje a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais de domingo.

Pedro Sánchez anuncia dissolução do Parlamento convoca eleições antecipadas

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira, 29 de maio, a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais de domingo. “A convocatória formal das eleições será publicada amanhã no Boletim Oficial do Estado (BOE)”, anuncia, citado pelo El Mundo. “Como primeiro-ministro e secretário-geral do PSOE assumo os resultados e vou submeter o resultado democrático à vontade popular”, diz ainda.

Ler depois
Espanha/Eleições: Imprensa espanhola fala em “descalabro” socialista

Pedro Sánchez faz apelo aos cidadãos

“Acabo de ter uma reunião com sua majestade o rei, na qual convoquei ao chefe de Estado a decisão de convocar um Conselho de Ministros esta mesma tarde para dissolver as cortes e convocar eleições gerais”, afirma Sánchez. “É necessária uma clarificação dos espanhóis das políticas que é necessário fazer e que forças têm de levar a cabo essas políticas. O melhor é que os espanhóis tomem a palavra para definir o rumo político do país”, jsutifica.

O mapa regional e autárquico de Espanha deixou de ser dominado pelos socialistas com as eleições regionais e locais de domingo, que o PP ganhou, reivindicando o início de um “novo ciclo político” no país. O PSOE, à frente do Governo nacional desde 2018, liderava os executivos regionais de nove das 12 regiões autónomas que tiveram eleições no domingo e perdeu mais de metade, conservando apenas quatro: Astúrias, Canárias, Castela La Mancha e Navarra.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS