Rússia acusa Ocidente de querer prejudicar o povo russo com as sanções

O antigo Presidente russo Dmitri Medvedev acusou hoje o Ocidente de travar uma guerra contra o povo russo ao impor sanções que afetam mais os cidadãos comuns do que os dirigentes da Rússia.

Rússia acusa Ocidente de querer prejudicar o povo russo com as sanções

Numa declaração divulgada depois de a União Europeia (UE) ter aprovado o embargo ao petróleo russo devido à guerra na Ucrânia, Medvedev disse que os ocidentais “sentem ódio” pela Rússia. “Quem é que os autores [das sanções] queriam punir? O Presidente [Vladimir Putin] e a liderança política e militar do país? Não, obviamente que não. (…) Nenhum de nós tem bens, bens ou interesses significativos no estrangeiro”, escreveu Medvedev na rede de mensagens Telegram.

Para ler depois
Taxa de desemprego em Portugal mantém-se nos 5,8% em abril face a março
A taxa de desemprego terá sido de 5,8% em abril, valor idêntico a março, mas abaixo dos 6,9% de abril de 2021, segundo dados provisórios divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (… continue a ler aqui)

Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, reconheceu que os proprietários russos de grandes empresas estão a sofrer perdas com as sanções, mas considerou que “não são fatais”.bSegundo o Presidente russo entre 2008 e 2012, a conclusão é que as sanções ocidentais “são dirigidas precisamente contra o povo russo”. A UE aprovou, na segunda-feira à noite, um novo pacote de sanções contra Moscovo que inclui um embargo à importação do petróleo russo até ao final de 2022, para reduzir a dependência energética europeia.

Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a medida irá reduzir em cerca de 90% as importações de petróleo da Rússia pelo bloco comunitário, com exceção de países sem litoral, como Hungria, Eslováquia e República Checa. A guerra na Ucrânia expôs a excessiva dependência energética da UE face à Rússia, que é responsável por cerca de 45% das importações de gás europeias. A Rússia também fornece 25% do petróleo e 45% do carvão importado pela UE.

Medvedev acusou ainda o Ocidente de mentir quando afirma que quer castigar os líderes russos. “Muito simplesmente, querem prejudicar a economia, dar um golpe no rublo, aumentar a inflação e fazer subir os preços nas lojas, baixando assim o nível de vida dos russos comuns”, disse. A invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, com vários países organizações a decretarem sanções contra interesses russos.

Em retaliação, Moscovo cortou o fornecimento de energia a alguns países, como a Polónia, a Lituânia e, desde hoje, os Países Baixos, depois de ter exigido o pagamento dos contratos na moeda russa, o rublo. Vários países também têm fornecido armamento ao exército ucraniano para combater as forças russas. A guerra entrou hoje no 97.º dia, sem um balanço independente de baixas, que diversas fontes, incluindo a ONU, admitem que serão elevadas. A ONU confirmou até agora a morte de mais de 4.000 civis, mas tem alertado que este número será consideravelmente superior.

Impala Instagram


RELACIONADOS