Quinze mortos e 50 feridos em ataque russo a estação ferroviária

Pelo menos 15 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas hoje num ataque russo a uma estação ferroviária na Ucrânia, denunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, perante o Conselho de Segurança da ONU.

Quinze mortos e 50 feridos em ataque russo a estação ferroviária

“Acabo de ser informado de um ataque de mísseis russo a uma estação ferroviária na região de Dnipropetrovsk (…). Pelo menos 15 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas”, declarou Zelensky no início do seu discurso na reunião do Conselho de Segurança da ONU, encontro realizado no dia em que se celebra o Dia da Independência da Ucrânia e se assinalam simultaneamente seis meses desde o início da invasão lançada pela Rússia.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de quase 13 milhões de pessoas — mais de seis milhões de deslocados internos e quase sete milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções em todos os setores, da banca à energia e ao desporto. Na guerra, que hoje entrou no seu 182.º dia, a ONU apresentou como confirmados 5.587 civis mortos e 7.890 feridos, sublinhando que os números reais são muito superiores e só serão conhecidos no final do conflito.

Impala Instagram


RELACIONADOS