Quatro extremistas de direita considerados culpados de ataque ao Capitólio

Quatro membros do grupo de extrema-direita Proud Boys, entre os quais o líder Enrique Tarrio, foram considerados culpados na quinta-feira de conspirar para cometer sedição, pelo ataque de 06 de janeiro de 2021 ao Capitólio.

Quatro extremistas de direita considerados culpados de ataque ao Capitólio

Além de Tarrio, os outros membros do Proud Boys considerados culpados são Ethan Nordean, Joseph Biggs e Zachary Rehl.

Só por esta acusação, cada acusado está sujeito a uma pena que pode atingir os 20 anos de prisão.

Estes dirigentes do grupo foram também declarados culpados de conspirar para obstruir a certificação dos resultados das eleições presidenciais de novembro de 2020, nas quais o democrata Joe Biden derrotou o então incumbente, Donald Trump.

Foram ainda considerados culpados de uma terceira acusação, a de conspiração para interferir nas funções dos membros do Congresso nesse dia.

Os veredictos foram tomados ao fim de sete dias de deliberações em tribunal federal de Washington. Este julgamento foi o último de três grandes casos de sedição que os procuradores federais apresentaram contra figuras-chave do ataque ao Capitólio.

Em 06 de janeiro de 2021, cerca de 10 mil pessoas marcharam para o Capitólio, 800 das quais irromperam nas instalações do Congresso, quando este estava reunido para ratificar a vitória eleitoral de Biden. Na altura morreram cinco pessoas e cerca de 140 agentes policiais foram agredidos.

RN // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS