Putin já ultrapassou linha vermelha em barbárie

O primeiro-ministro britânico considerou hoje em Bruxelas que o Presidente russo, Vladimir Putin, “já ultrapassou uma linha vermelha em termos de barbárie” na guerra que lançou na Ucrânia.

Putin já ultrapassou linha vermelha em barbárie

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, considerou hoje, à chegada à cimeira de líderes da NATO, em Bruxelas, que o Presidente russo, Vladimir Putin, “já ultrapassou uma linha vermelha em termos de barbárie” na guerra que lançou na Ucrânia. Numa curta declaração à chegada ao quartel-general da Aliança Atlântica, para a cimeira extraordinária de líderes da NATO, a primeira presencial desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, há precisamente um mês, Boris Johnson advogou um reforço das sanções contra “o regime de Putin”. Considerando que essa é a melhor forma de pôr fim à agressão militar em curso.

Da letra Z à Q: quando as letras se tornam símbolos políticos
A letra Z surgiu nos tanques russos e faz parte da guerra pela opinião pública que corre paralela à guerra real na Ucrânia. Afinal, qual a importância dos símbolos num conflito armado, como o atual (… continue a ler aqui)

“Vamos ver o que mais podemos fazer para ajudar o povo da Ucrânia a proteger-se. O que mais podemos fazer para reforçar as sanções económicas ao regime russo. Penso que é muito importante que trabalhemos juntos. Quanto mais duras forem as sanções dirigidas ao regime de Putin […] mais depressa isto pode chegar ao fim”, disse. Durante a cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da Organização do Tratado do Atlântico Norte, na qual Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa, os aliados deverão aprovar o aumento de forças “dissuasoras” no leste da Europa. Designadamente através do “empenhamento de quatro novos grupos de combate” para a Bulgária, Hungria, Roménia e Eslováquia, anunciou na quarta-feira o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

“Quanto mais duras forem as sanções dirigidas ao regime de Putin […] mais depressa isto pode chegar ao fim”

Os líderes dos 30 países membros da aliança deverão também concordar em fornecer apoio adicional aos ucranianos. Designadamente “assistência cibernética de segurança”. E “equipamento para ajudar a Ucrânia a proteger-se contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares”. Em cima da mesa estarão também temas como a postura a adotar face à China e à Bielorrússia. E a necessidade de os diferentes aliados reforçarem o investimento em Defesa. Hoje de manhã, à chegada ao quartel-general da NATO, Stoltenberg disse esperar que os aliados concordem em acelerar os investimentos em defesa, no atual contexto do regresso da guerra à Europa, “a mais grave crise de segurança numa geração”.

“Constato um novo sentido de urgência entre os aliados. Todos percebem que é preciso fazer mais. Enfrentamos a mais grave crise de segurança numa geração. Pelo que temos de investir mais na nossa segurança. E os aliados compreendem que a única forma de o fazer é destinar mais dinheiro para os orçamentos nacionais de defesa”, afirmou.

A cimeira da NATO será seguida de uma cimeira de líderes do G7. O grupo dos sete países mais industrializados do mundo, também no quartel-general da Aliança. E a partir de meio da tarde terá início um Conselho Europeu. Igualmente dominado pela guerra na Ucrânia, e que terá o Presidente norte-americano, Joe Biden, como convidado. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá participar por videoconferências quer na cimeira da NATO, quer no Conselho Europeu.

Impala Instagram


RELACIONADOS