
Putin e Ramaphosa debatem preparativos de cimeira dos BRICS na África do Sul
“Manifestou-se a disponibilidade mútua para continuar a interação construtiva sobre a agenda internacional, incluindo os preparativos para a próxima cimeira dos países BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], a realizar em 23 e 24 de agosto em Joanesburgo”, afirmou a Presidência russa em comunicado.
Putin participará na cimeira por videoconferência devido ao mandado de captura emitido contra si pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por alegados crimes de guerra na Ucrânia.
De acordo com o TPI, o mandado de captura de Putin foi emitido devido a indícios do seu envolvimento na deportação de crianças ucranianas.
Dada a impossibilidade de Putin se deslocar à África do Sul, que seria obrigada a detê-lo, a delegação russa será chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.
De acordo com o Kremlin, durante a conversa, o Presidente sul-africano “avaliou positivamente os resultados da recente cimeira Rússia-África realizada em São Petersburgo, que conduzirá, sem dúvida, ao reforço futuro da cooperação entre a Rússia e os países africanos”.
Os dois líderes, segundo a Presidência russa, também debateram “uma série de questões de cooperação prática entre a Rússia e a África do Sul, com ênfase no reforço das relações comerciais, económicas e de investimento”.
EL // LFS
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram