PS diz que remodelação de Governo dos Açores foi “feita no baú de recordações” do PSD

O PS/Açores afirmou hoje que a remodelação do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) foi “feita no baú de recordações do PSD”, acusando o presidente do executivo de “falta de liderança” e de ser “maniatado” pelo Chega.

PS diz que remodelação de Governo dos Açores foi

PS diz que remodelação de Governo dos Açores foi “feita no baú de recordações” do PSD

O PS/Açores afirmou hoje que a remodelação do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) foi “feita no baú de recordações do PSD”, acusando o presidente do executivo de “falta de liderança” e de ser “maniatado” pelo Chega.

Em declarações à agência Lusa, o deputado regional socialista Berto Messias disse que o atual Governo dos Açores, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, vai continuar a ser “incapaz de se focar nas questões essenciais para o futuro da região”.

“Esta é uma remodelação que nos mostra que o atual Governo Regional é, e vai continuar a ser, o Governo Regional da instabilidade e da falta de liderança. É uma remodelação feita no baú de recordações do PSD/Açores, incapaz de alterar a degradação política e a permanente instabilidade da atual solução governativa”, declarou.

O presidente do Governo Regional anunciou hoje uma remodelação do executivo (PSD/CDS-PP/PPM), que passa a ter menos duas secretarias regionais, implica a saída de quatro secretários (Finanças, Turismo, Cultura e Obras Públicas) e a entrada de dois.

Para os socialistas, as mudanças “não alteram nada sobre a situação atual” em que o “presidente do governo é maniatado e chantageado pelo Chega”, partido que tinha como exigência uma remodelação governamental e que anunciou o fim do apoio ao executivo no início deste mês.

Berto Messias afirmou que a região devia estar “concentrada em implementar um plano de recuperação pós-pandemia” covid-19, em “combater os aumentos dos custos produção” e em “fazer uma aplicação adequada” dos fundos comunitários.

“Em vez disso, temos um presidente do governo que se mostra incapaz de resolver estes assuntos e que faz agora uma remodelação com personalidades do passado, agarradas ao passado e que não trazem nada de novo. É isso que nos preocupa”, advogou.

Sobre uma possível moção de rejeição a ser apresentada pelos socialistas, o deputado regional afirmou que “todos os cenários estão em cima da mesa”, mas ressalvou que “não se pode pedir ao PS para resolver esta enorme trapalhada”.

“Para o PS, todos os cenários estão em cima da mesa. Mas aquilo que para nós tem de ser clarificado é que quem tem de resolver esta situação de instabilidade permanente é o PSD e os seus parceiros de coligação e de solução governativa”, apontou.

Com esta remodelação, saem do executivo açoriano quatro secretários regionais: Joaquim Bastos e Silva (Finanças, Planeamento e Administração Pública), Mário Mota Borges (Turismo e Energia), Susete Amaro (Cultura, Ciência e Transição Digital) e Ana Carvalho (Obras Públicas e Comunicações).

O secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, passa a assumir as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública, entrando para o seu cargo a ex-deputada social-democrata Maria João Carreiro.

A antiga líder do PSD/Açores Berta Cabral será a nova secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, assumindo ainda a área da Energia.

O atual Governo Regional, que resulta de uma coligação entre PSD, CDS-PP e PPM e tem apoio parlamentar de outros três deputados (CH, IL e independente), tomou posse em novembro de 2020, depois de o PS, que governava a região há 24 anos, ter vencido as eleições sem maioria absoluta.

Na altura, José Manuel Bolieiro apresentou um executivo com 10 secretarias regionais e uma subsecretaria, para além de presidência e vice-presidência.

Um ano e cinco meses depois, o presidente do Governo Regional regressou ao Solar da Madre de Deus, na ilha Terceira, para apresentar ao Representante da República, Pedro Catarino, um executivo com menos secretarias regionais e novos titulares das pastas.

Os novos secretários regionais tomam posse na terça-feira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

RPYP (CYB)// ACG

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS