Presidente turco confiante após conversa com Putin sobre cereais

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse estar “confiante” após ter falado hoje ao telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre o acordo de exportação de cereais ucranianos, após Moscovo ter abandonado o acordo.

Presidente turco confiante após conversa com Putin sobre cereais

A Rússia anunciou no sábado que estava a “suspender” a sua participação no acordo, após acusar Kiev de um ataque com drone à sua frota na Crimeia. “Durante a reunião, o Presidente Erdogan manifestou confiança em que todas as partes cooperariam para encontrar uma solução para a questão”, disse hoje a presidência através de uma declaração. O chefe de Estado turco garantiu que tomaria “as iniciativas necessárias com todas as partes interessadas para resolver os problemas relacionados com a implementação do acordo de Istambul sobre os carregamentos de cereais“, refere a declaração.

Recrutamento militar russo de outono não implica envio de soldados para zona de guerra
A Rússia iniciou hoje a fase de recrutamento de outono para o serviço militar obrigatório e garantiu que os novos recrutas não serão enviados para a zona da “operação militar especial” na Ucrânia (… continue a ler aqui)

Erdogan, que tem oferecido regularmente a sua mediação entre Kiev e Moscovo desde o início do conflito, a 24 de fevereiro, disse que a resolução do acordo de exportação de cereais poderia encorajar as duas partes a regressar ao caminho das negociações de paz. O ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Cavusoglu, disse que o Presidente Erdogan deveria também manter conversações com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, “nos próximos dias”.

Chefe de Estado turco garantiu que tomaria “as iniciativas necessárias com todas as partes interessadas para resolver os problemas

“Acreditamos que vamos ultrapassar isto”, acrescentou o ministro, referindo-se às dificuldades ligadas ao acordo de cereais assinado em Istambul a 19 de julho sob a égide da Turquia e da ONU, que disse “beneficiar toda a gente”. O acordo, que visa evitar uma grave crise alimentar em África envolvendo a Ucrânia e a Rússia, expira a 19 de novembro. Permitiu a exportação de quase 10 milhões de toneladas de cereais ucranianos, que se encontram presos nos portos ucranianos desde o início do conflito.

Impala Instagram


RELACIONADOS