Presidente iraniano disponível para renegociar acordo nuclear com potências

Hassan Rohani está disponível para discutir acordo nuclear com principais potências desde que não contribua para campanha presidencial de Donald Trump.

Presidente iraniano disponível para renegociar acordo nuclear com potências

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, disse esta segunda-feira, 14 de outubro, que está disponível para reunir com os líderes das principais potências, incluindo os EUA, para discutir o acordo nuclear, desde que não contribua para a campanha presidencial de Donald Trump.

LEIA DEPOIS
Pedófilo detido por abusar de mais de 200 crianças encontrado morto

Os Estados Unidos abandonaram o acordo nuclear com o Irão, em 2018, considerando que não estavam a ser cumpridos os seus requisitos e impondo fortes sanções económicas contra Teerão, por continuar a prosseguir o seu programa nuclear.

Presidente iraniano acusa EUA de ceder a pressões de grupos extremistas

«Eu disse claramente aos líderes dos países europeus que, caso me certifique de que é uma reunião do grupo 5 + 1 (China, França, Reino Unido, Rússia e EUA, mais a Alemanha), e que não é uma reunião eleitoralista para o senhor Trump, eu estou disponível», disse Rohani, numa conferência de Imprensa.

O Presidente do Irão acusou ainda o Governo norte-americano de ter cedido a pressões de grupos extremistas, de sionistas (referentes a Israel) e da Arábia Saudita, quando decidiu romper o acordo nuclear, acrescentando que, dessa forma, «cometeu um enorme erro». Rohani disse ainda manter bons laços com a Rússia e a China, mas denunciou os países europeus que ainda se mantêm no acordo nuclear assinado em 2015 (Reino Unido, França e Alemanha) por se terem deixado corromper pelos Estados Unidos e «não cumprem as suas promessas».

Irão manterá a estratégia de reduzir compromissos no tratado nuclear

Até se encontrar um novo acordo, o Presidente iraniano disse que o seu país manterá a estratégia de reduzir os seus compromissos no tratado nuclear vigente, continuando a aumentar a produção de urânio enriquecido, bem acima dos níveis estabelecidos. Hassan Rohani acusou ainda «um Governo» de estar por detrás de duas explosões ocorridas em 10 de outubro a bordo de um navio petroleiro iraniano no mar Vermelho, sem especificar a que país se refere.

«Sem dúvida, um Governo esteve envolvido. Não foi a ação de terroristas, de um grupo ou de um indivíduo. Foi o trabalho de um Governo», disse Rohani, na conferência de Imprensa.

«Foi um ato hostil e traiçoeiro», disse o Presidente iraniano, que no passado tem acusado os Estados Unidos e a Arábia Saudita de ataques contra interesses iranianos na região do Golfo, onde têm ocorrido diversos incidentes militares de retaliação entre os países. Em setembro, EUA e Arábia Saudita atribuiram ao Irão a responsabilidade por um ataque na principal base de produção de petróleo saudita.

Rohani confirmou que tem uma gravação de vídeo em que se podem ver vários mísseis a ser disparados contra o navio «Sabiti», que foi atingido por dois deles, a cerca de 100 quilómetros da costa oeste da Arábia Saudita. A empresa proprietária do petroleiro já tinha divulgado fotos que revelavam dois buracos acima da linha de água do lado de estibordo do navio, atribuindo o rombo a um provável ataque de mísseis.

No sábado, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional Iraniana, Ali Shamkhani, garantiu que o ataque não ficaria sem resposta.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 15 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS