Presenças-Fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República levantou a imunidade parlamentar de cinco deputados. Entre eles destaca-se Mercês Borges e Emília Cerqueira do PSD, que foram constituídas arguidas

Presenças-Fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

As deputadas do PSD Mercês Borges e Emília Cerqueira foram constituídas arguidas pelo Ministério Público (MP) no processo das presenças-fantasmas no Parlamento, avança a RTP. A Assembleia da República levantou a imunidade de outros três deputados que são testemunhas no processo. A mesma publicação não refere o departamento do MP em que os crimes ocorreram nem os crimes que são imputados às deputadas.

Emília Cerqueira e Mercês Borges falsificam presenças

Emília Cerqueira é suspeita de ter marcado presença a José Silvano, secretário-geral do PSD, nos 18 e 24 de outubro de 2018, no Parlamento. No entanto, nesses mesmos dias, o deputado encontrava-se em Santarém e em Vila Real, respetivamente. Por sua vez, Mercês Borges terá falsificado a presença de Feliciano Barreiras Duarte, braço direito de Rui Rio no PSD, no dia em que o Orçamento do Estado para 2019 foi votado na Assembleia da República.

Deputados envolvidos no caso serão apenas testemunhas no processo

Apesar de os deputados estarem envolvidos neste caso, farão parte do processo apenas na qualidade de testemunha. Numa declaração enviada à Lusa, José Silvano explica que «a inquirição como testemunha apenas é possível por não existirem indícios da prática de qualquer crime, tal como desde o início afirmei publicamente», refere o secretário-geral do PSD, dizendo aguardar «com normalidade e confiança» na justiça o decurso no inquérito. «Não registei nem mandei registar a minha presença, nem recebi qualquer benefício económico deste ato», acrescenta.

Feliciano Barreiras Duarte coloca no currículo a Universidade da Califórnia, sem nunca ter frequentado a instituição

Relativamente a Feliciano Barreiras Duarte foram feitos dois pedidos de levantamento de imunidade, um por parte da Procuradoria-Geral da República, outro por um tribunal. De acordo com o jornal Público, o deputado terá colocado no currículo oficial o estatuto de visiting scholar da Universidade da Califórnia, em Berkeley, sem nunca ter frequentado a instituição.

LEIA MAIS
«Se o amor da minha vida me quisesse, largava o meu marido sem pensar duas vezes»
Previsão do tempo para domingo, 21 de julho

Impala Instagram


RELACIONADOS