Marcelo avisa que não se pode abdicar do equilíbrio das contas públicas

O Presidente da República avisou hoje que o país não pode abdicar “em caso algum” da prioridade dada ao equilíbrio das contas públicas, defendendo que numa “situação crítica” como a atual é preciso manter a “certeza nos princípios”.

Marcelo avisa que não se pode abdicar do equilíbrio das contas públicas

Numa intervenção na sessão de encerramento da conferência “Dez anos do Conselho das Finanças Públicas”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que o país, a Europa e o mundo vivem “uma fase muito complexa”, com a guerra na Ucrânia e o aumento da inflação. “Mas é nestas situações imprevisíveis que é fundamental não nos afastarmos dos princípios: certeza nos princípios, lucidez na análise, perspicácia na decisão ajudarão a enfrentar esta situação crítica”, apontou.

O chefe de Estado admitiu que a evolução da taxa de inflação e a subida das taxas de juro representam “um desafio de monta para toda a sociedade portuguesa”, que requer “cuidadosíssima atenção na condução da política económica”. “A necessidade de manter finanças públicas sãs é uma prioridade de que não podemos abdicar em caso algum. O equilíbrio das contas públicas, que demorou tanto tempo a converter-se numa realidade perfilhada pela sociedade portuguesa, deve manter-se firme na vontade coletiva”, defendeu.

Ao mesmo nível, colocou a necessidade da contenção e redução da divida pública, reforçada pela “incerteza dos tempos”. “O importante é ainda manter a credibilidade que ganhámos nas instituições nacionais e internacionais com a nossa saída do défice excessivo, com o nosso controlo das finanças públicas – que muitos temiam poder soçobrar em 2016, depois em 2019 e mais tarde na pandemia — e nunca sobrepor ao interesse nacional considerações, legítimas que pareçam ser, de disputas eleitorais, particularistas ou pessoais”, defendeu.

Impala Instagram


RELACIONADOS