Polícia de Cabo Verde apreende 850 munições provenientes de Portugal

A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde deteve duas pessoas e apreendeu 850 munições, numa encomenda proveniente de Portugal, normalmente utilizadas em armas de fabrico artesanal.

Polícia de Cabo Verde apreende 850 munições provenientes de Portugal

Em comunicado, aquela força policial cabo-verdiana informou que a apreensão aconteceu em 24 de maio, no armazém da Enapor, em Achada Grande Trás, na Praia, no ato de inspeção da encomenda que chegou de Portugal.

Segundo a mesma fonte, as munições de carabina de caça, são normalmente utilizadas em armas de fabrico artesanal, as denominadas “boca bedjo”.

A PN adiantou que os projéteis foram encontrados dissimulados no interior de um volume de pequena encomenda, no meio de vários outros artigos.

Na sequência da operação, a PN indicou que duas pessoas (um homem e uma mulher) foram detidas e foi-lhes aplicada uma multa pelo Ministério Público.

Em março, as autoridades cabo-verdianas anunciaram a intenção de reforçar o combate à posse ilegal de armas, nomeadamente de fabrico artesanal, depois de em 2022 a Polícia Nacional ter apreendido 478 destas armas, mais 31% face a 2021.

De acordo com os dados apresentados pelo diretor nacional da Polícia Nacional, Emanuel Moreno, a força apreendeu 478 armas artesanais em Cabo Verde durante 2022, um aumento de 31% face a 2021, 186 armas convencionais, mais 12%, e 8.998 munições, um crescimento de 65% face ao ano anterior.

Em janeiro, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, garantiu a continuação e reforço das operações especiais na cidade da Praia e disse que a luta contra a criminalidade na capital do país “é para ganhar”.

Numa altura em que se registam vários casos de crimes contra pessoas na capital do país, o chefe do Governo a grande preocupação é a circulação de armas e munições.

RIPE // CC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS