
PM de Cabo Verde quer instalar Instituto de Medicina Legal em menos de 10 anos
“O Governo já criou o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e o seu funcionamento é uma prioridade e o seu impacto na qualidade de investigação criminal e na redução da morosidade da justiça será sentido”, afirmou o chefe do Governo, numa intervenção, na cidade da Praia, durante a inauguração do novo Campus de Justiça.
Em março, a ministra da Justiça, Joana Rosa, disse que o país tem “pressa” na instalação em pleno desse instituto, esperando que ocorra num prazo de 10 anos.
“Nós vamos trabalhar para encurtar significativamente o plano previsto para a sua implementação, não serão 10 anos, terá que ser muito menos tempo e está no quadro das prioridades de investimentos e da boa cooperação também que temos com Portugal relativamente a esta matéria”, previu o primeiro-ministro.
Conforme um estudo apresentado em outubro de 2021, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) de Cabo Verde vai ser instalado de forma gradual e deverá estar a funcionar em pleno em todas as ilhas em 10 anos.
O Governo de Cabo Verde tem desde 2017 em curso a instalação desse instituto, que pretende tornar mais rápido e eficiente o sistema de Justiça, desde logo no processo de obtenção de provas criminais.
A instalação, que será nas antigas instalações da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, conta com o apoio de Portugal e o Governo cabo-verdiana pretende que seja de forma faseada e com objetivos bem identificados em cada fase.
RIPE // JH
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram