Pelo menos 243 menores foram mortos na guerra da Ucrânia

Pelo menos 243 menores morreram na Ucrânia desde que a invasão russa começou, em 24 de fevereiro, informou hoje a procuradoria-geral do país, segundo as agências de notícias locais.

Pelo menos 243 menores foram mortos na guerra da Ucrânia

O número de feridos no conflito foi estimado em 444, segundo dados da mesma fonte, que não são definitivos, já que o Ministério Público não tem acesso às áreas onde os combates ainda estão ativos ou que foram ocupados pelos russos. A região de Donetsk, no leste da Ucrânia, é a região onde mais crianças morreram ou ficaram feridas, totalizando 156 menores, enquanto na região de Kiev foram registadas 116 vítimas e na vizinha Kharkov, os casos já somam 109.

Para ler depois
Esperança de vida baixou com a pandemia de covid-19
A esperança de vida à nascença em Portugal baixou para 80,72 anos, devido à pandemia de covid-19, segundo o Instituto Nacional de Estatística, que hoje divulgou os dados do triénio 2019-2021 (… continue a ler aqui)

Outras regiões onde ocorreram mortes de menores são Chernigov, Lugansk, Kherson, Mykolaiv, Zaporijia, Sumy e Zhytomir. Devido aos constantes ataques e bombardeamentos de áreas civis de cidades e vilas ucranianas pelas forças armadas da Federação Russa, foram danificadas 1.888 instituições de ensino, das quais 180 ficaram completamente destruídas.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 6,6 milhões de pessoas para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS