Parlamento português tem menos deputados do que média europeia

O parlamento português tem menos deputados por 100 mil eleitores do que a média europeia, de acordo com relatório que demonstra que os cinco países menos populosos da Europa são os que têm mais parlamentares.

Parlamento português tem menos deputados do que média europeia

O estudo em questão, datado de setembro deste ano e noticiado hoje pelo jornal Público, fez uma comparação entre o número de deputados em vários parlamentos europeus por 100 mil habitantes e por 100 mil eleitores. “Da análise realizada, importa referir que, em média, o parlamento dos países considerados têm 3,38 deputados por cada 100 mil habitantes e 4,87 deputados por cada 100 mil eleitores”, sustenta o relatório.

Em relação a Portugal o rácio é menor. A Assembleia da República tem 2,23 deputados por cada 100 mil habitantes e 2,46 deputados por cada 100 mil eleitores, considerando uma população total 10.297.081 e 9.343.084 eleitores, de acordo com dados disponíveis em outubro de 2019. Portugal ocupa a 16.ª posição no rácio entre o número de deputados por 100 mil habitantes. Já na comparação entre o número de deputados por 100 mil eleitores, o parlamento português aparece na 17.ª posição.

Nas conclusões do estudo também é referido que “os cinco países com mais deputados por 100 mil habitantes”, respetivamente Malta, Luxemburgo, Estónia, Chipre e Letónia, são também os cinco países menos populosos da Europa. Em contrapartida, as cinco nações com menos deputados por 100 mil habitantes, ou seja, Espanha, Alemanha, França, Países Baixos, e também o Reino Unido, “são também quatro dos cinco países mais populosos”.

A análise feita incluiu 28 países europeus e os “dados relativos ao número de habitantes de cada um dos países foram obtidos, com referência ao ano de 2020, no portal” Eurostat. Já os dados sobre o número de eleitores foram obtidos através da consulta dos dados divulgados pela organização não-governamental (ONG) International Foundation for Electoral Systems (IFES) e, “em alguns casos devidamente identificados, através da consulta da entidade oficial com competência relativa aos atos de recenseamento e de operações eleitorais” ou do ‘site’ oficial de cada parlamento. “O número de eleitores apresentado tem como referência a última eleição no país em questão”, explicita o relatório.

Impala Instagram


RELACIONADOS