Parlamento da Finlândia aprova adesão à NATO com ampla maioria

O parlamento da Finlândia aprovou hoje, com uma ampla maioria, a adesão à NATO, permitindo que a candidatura oficial do país nórdico seja enviada para a sede da Aliança Atlântica.

Parlamento da Finlândia aprova adesão à NATO com ampla maioria

O parlamento da Finlândia aprovou hoje, com uma ampla maioria, a adesão à NATO, permitindo que a candidatura oficial do país nórdico seja enviada para a sede da Aliança Atlântica. Após uma sessão parlamentar de dois dias, o projeto de adesão foi adotado por 188 votos a favor (95%), oito contra e nenhuma abstenção. A adesão da Finlândia à NATO marcará o fim de quase oito décadas de não-alinhamento.

 Adesão da Finlândia à NATO beneficia toda a região nórdica

“A Finlândia tem todo o nosso apoio”, escreveu a governante, na sequência da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da NATO, que decorreu em Berlim e na qual participaram também os chefes da diplomacia a Suécia e da Finlândia. A Finlândia anunciou hoje que pretende aderir à NATO, alargando assim a aliança militar ocidental que conta com 30 membros, numa resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. O anúncio foi feito pelo Presidente finlandês, Sauli Niinistö, numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra, Sanna Marin. Para a Noruega, que é membro da NATO, a entrada da Finlândia para a aliança atlântica será “um ponto de viragem” na política de segurança nórdica.

Na conferência de imprensa, o chefe de Estado finlandês defendeu que a adesão da Finlândia à NATO “é uma prova de poder da democracia” e lembrou que essa decisão tem o aval da maioria dos cidadãos, dos partidos políticos e do parlamento (Eduskunta). “A Finlândia vai maximizar a sua segurança e isso não representa um perigo para ninguém”, declarou Sauli Niinistö, numa alusão à vizinha Rússia, que encara a adesão deste país nórdico à NATO como uma ameaça. É expectável que o parlamento finlandês aprove esta decisão nos próximos dias. Depois de aprovado pelo parlamento, o pedido formal de adesão à NATO será submetido à sede deste organismo, em Bruxelas, sendo previsível que tal aconteça durante a próxima semana.

Impala Instagram


RELACIONADOS