Papa Francisco inicia hoje visita de dez dias à África austral

Papa Francisco parte esta manhã para uma viagem de dez dias à África austral, devendo chegar no final da tarde a Moçambique, o primeiro país de um périplo que inclui ainda por Madagáscar e Ilhas Maurícias.

Papa Francisco inicia hoje visita de dez dias à África austral

Papa Francisco parte esta manhã para uma viagem de dez dias à África austral, devendo chegar no final da tarde a Moçambique, o primeiro país de um périplo que inclui ainda por Madagáscar e Ilhas Maurícias. A chegada do líder da Igreja Católica ao país lusófono está estimada por volta das 18:30 locais (17:30 de Lisboa), onde será recebido numa cerimónia no aeroporto de Maputo, naquele que é o único ponto da agenda do Papa no primeiro dia. O Papa Francisco, que é o primeiro líder da Igreja Católica a visitar Moçambique desde João Paulo II, em 1988, ficará no país até sexta-feira, antes de viajar para Madagáscar.

LEIA DEPOIS
Matosinhos destruiu 180 ninhos de vespa asiática em 2018

Papa Francisco é o primeiro líder da Igreja Católica a visitar Moçambique desde João Paulo II, em 1988

Durante a viagem episcopal a Moçambique, o Papa irá reunir-se com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e com representantes da sociedade civil, autoridades e do corpo diplomático. Também membros do clero e de instituições religiosas serão visitados pelo Papa, assim como um hospital na capital. Um dos momentos-chave da intervenção do papa em Moçambique será na missa campal de sexta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto, que se espera cheio e com projeção complementar no exterior, para quem não conseguir lugar.

“É um momento para celebrarmos e para estarmos juntos”, afirma o chefe de Estado

Filipe Nyusi afirmou na terça-feira que estão criadas as condições para a visita do Papa e que esta se trata de uma grande festa e de um momento para reflexão entre moçambicanos. “O trabalho foi feito ao detalhe, incluindo coisas que nem fazem parte da visita, mas foram reparadas. As condições estão criadas e estamos satisfeitos”, disse o chefe de Estado moçambicano, falando durante a última visita aos locais por onde o Papa Francisco vai passar em Moçambique. “Todos os moçambicanos são exortados a acompanhar esta visita. É um dia de festa e foi decretada tolerância de ponto para Maputo. , afirmou Filipe Nyusi, acrescentando que o país deve aproveitar o momento para refletir.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 4 de setembro
Trânsito interditado na serra de Sintra devido a alerta laranja

 

Impala Instagram


RELACIONADOS