Papa defende urgência de gestos humanos em encontro com Zelensky

O Papa Francisco afirmou hoje ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano, que há uma necessidade urgente de gestos humanos na Ucrânia devastada pela guerra.

Papa defende urgência de gestos humanos em encontro com Zelensky

Os temas da conversa entre o Papa Francisco e Zelensky, no encontro que durou cerca de 40 minutos, estiveram relacionados com “a situação humanitária e política na Ucrânia, causada pela atual guerra”, referiu o Vaticano em comunicado.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o Papa deu nota das suas “constantes orações” testemunhadas pelos “vários apelos públicos” que fez, ao “rezar ao Senhor pela paz desde fevereiro do ano passado”.

“Ambos [os líderes] concordaram na necessidade de prosseguir os esforços humanitários de apoio à população”, salientou.

O Papa Francisco realçou ainda a “necessidade urgente de gestos de humanidade para com as pessoas mais frágeis, as vítimas inocentes do conflito”, afirmou o porta-voz do Vaticano.

Por sua vez, Zelenski manifestou ao Papa a sua “grande honra” em vê-lo, enquanto segurava a mão junto ao seu coração, tendo o pontífice agradecido “a visita”, segundo imagens de televisão registadas no início do encontro, que já terminou.

O Papa ofereceu a Zelensky uma obra de arte em bronze representando um ramo de oliveira, símbolo da paz, bem como a Mensagem para a Paz deste ano, a encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social e uma documento sobre a paz na Ucrânia.

O líder ucraniano, por seu turno, ofereceu-lhe uma obra de arte feita com um colete à prova de bala e um quadro intitulado “Perda”, sobre a morte de crianças durante o conflito.

Este é o primeiro encontro do Papa Francisco com o Presidente ucraniano desde o início da guerra, embora os dois já se conheçam, porque Francisco recebeu Zelenski em audiência a 08 de fevereiro de 2020, quando falaram sobre “a situação humanitária e a procura da paz” no contexto do conflito que já assolava a Ucrânia desde 2014.

Este novo encontro surge no âmbito da missão de paz do Vaticano, anunciada pelo Papa no voo de regresso da sua recente viagem à Hungria, cujos pormenores ainda não são conhecidos, embora uma fonte do Vaticano tenha afirmado à comunicação social russa que o encontro “não estava diretamente relacionado” com a mesma e que Zelenski solicitou a reunião com Francisco “apenas há alguns dias”.

Além disso, o encontro ocorre numa altura em que se espera uma contraofensiva ucraniana iminente, com a qual Kiev pretende recuperar grande parte do território ocupado pelo exército russo.

Por todas estas razões, o encontro suscitou grandes expectativas, segundo a agência Efe, pois muitos esperavam que fosse um ponto de partida para negociações difíceis e complexas, nomeadamente a questão humanitária.

No dia 27 de abril, o Papa recebeu o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, que reiterou o seu convite para visitar a Ucrânia, viagem à qual Francisco sempre respondeu que faria quando pudesse ir também a Moscovo.

JS // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS