OE2022: DGO divulga hoje a execução orçamental até junho

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese da execução orçamental até junho, após em maio ter registado um défice, em contabilidade pública, de 411 milhões de euros, o que traduz uma melhoria homóloga de 5.183 milhões de euros.

OE2022: DGO divulga hoje a execução orçamental até junho

A melhoria do saldo orçamental, na comparação homóloga, foi sobretudo justificada pelo dinamismo da atividade económica e do mercado de trabalho, bem como pela redução dos encargos associados às medidas de prevenção e combate à covid-19. Até maio, a receita cresceu (+15,9%) face a 2021 e a despesa registou uma redução residual (-0,5%). A receita fiscal do Estado aumentou 21,0% até maio face ao mesmo período do não passado, totalizando 17.545,5 milhões e euros, impulsionada pelo IVA e IRC.

Crise/Energia: Ministros da UE tentam hoje acordo sobre redução de 15% no gás com exceções
Os ministros da Energia da UE tentam o consenso sobre a meta para reduzir 15% do consumo de gás até à primavera, após novas exceções para abranger a situação geográfica ou física dos países (… continue a ler aqui)

Do lado da despesa, o Ministério das Finanças, no comunicado habitual que antecede os dados da DGO, precisa que nos gastos com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se registou um acréscimo de 64% em termos homólogos.

Despesas com salários nas Administrações Públicas cresceram 3,1% face ao período homólogo

Por seu lado, as despesas com salários nas Administrações Públicas cresceram 3,1% face ao período homólogo, com destaque para a “evolução dos salários no SNS (+4,9%) e do pessoal docente dos estabelecimentos de ensino não superior (+3%), refletindo o aumento no número de contratações, os aumentos salariais e as valorizações remuneratórias”.

Autarca quer resposta sobre reposição de ponte afetada pela barragem do Alto Tâmega
O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar classificou hoje como “inqualificável” a “falta de resposta” da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) quanto à reposição da travessia entre Monteiros e Veral, afetada pela barragem do Alto Tâmega (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS