Número de mortos no atentado do Estado Islâmico em Cabul aumenta para 10

O número de mortos no atentado, na quarta-feira, próximo do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão, em Cabul, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico aumentou para 10, de acordo com as Nações Unidas.

Número de mortos no atentado do Estado Islâmico em Cabul aumenta para 10

Na quarta-feira, um atacante suicida do grupo Estado Islâmico fez explodir o cinto com explosivos que transportava num local onde se encontravam funcionários e guardas que abandonavam o edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo talibã. A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Manua) indicou que na sequência do inquérito realizado após o atentado concluiu que o número de vítimas aumentou para 10 mortos e 53 feridos. “Vamos continuar a acompanhar a situação”, disse ainda fonte da missão da ONU através de um comunicado citado pela agência France Presse.

Leia depois
Médicos do Amadora-Sintra relatam “mortes e mutilações” no hospital
Médicos do Amadora-Sintra denunciam casos de doentes que são operados a tumores que não tinham. Ordem dos Médicos está a investigar a denúncia (… continue a ler aqui)

As autoridades talibã anunciaram na quarta-feira que o atentado tinha provocado a morte a cinco civis.  A organização não-governamental italiana Emergency, que mantém em funcionamento um hospital na capital afegã indicou que recebeu 40 feridos do atentado contra o ministério. Vários atentados ocorrido no país, após a tomada do poder pelos talibã em agosto de 2021.

Um atacante suicida do grupo Estado Islâmico fez explodir o cinto com explosivos que transportava num local onde se encontravam funcionários e guardas

Centenas de pessoas morreram ou ficaram gravemente feridas em atentados que atingem sobretudo as minorias xiitas e sikh, estrangeiros, e as novas autoridades talibã. Os analistas internacionais consideram que os extremistas do Estado Islâmico, um grupo sunita, como os talibã, com profundas divergências ideológicas entre si, continuam a ser a principal ameaça ao novo regime de Cabul.

Impala Instagram


RELACIONADOS