Nova Zelândia oferece estatuto de residente permanente a vítimas de Christchurch

As pessoas que estavam nas mesquitas atacadas em Christchurch em março e os seus familiares próximos que vivem no país podem solicitar o estatuto de residente permanente.

Nova Zelândia oferece estatuto de residente permanente a vítimas de Christchurch

A Nova Zelândia abriu esta quarta-feira, 24 de abril, um período de dois anos no qual as pessoas que estavam nas duas mesquitas alvos de atentados em Christchurch, a 15 de marcço, bem como os seus familiares que vivam no país, poderão solicitar o estatuto de residente permanente.

Esta categoria especial de estatuto «reconhece o impacto da tragédia na vida daqueles que foram mais afetados e visa dar certezas» às pessoas com estatuto de residente temporária, explicou o ministério da Imigração da Zelândia num comunicado. As pessoas que vivem na Nova Zelândia e que estavam presentes numa das mesquitas e os seus familiares próximos no país podem reivindicar o estatuto em questão.

A definição de família foi expandida para incluir a família do cônjuge ou os avós das pessoas com menos de 25 anos. O presidente da Federação das Associações Islâmicas da Nova Zelândia, Mustafa Farouk, saudou a oferta do Governo da Nova Zelândia.

«Estamos muito felizes»

O presidente da Federação das Associações Islâmicas daquele país, Mustafa Farouk, saudou a oferta do Governo da Nova Zelândia. «Estamos muito felizes», disse Farouk. «Algumas dessas pessoas não só perderam o ente querido, mas também a pessoa que proporcionava o seu sustento», disse o líder islâmico.

Esta decisão surgiu depois de a 15 de março, o supremacista branco australiano Brenton Tarrant ter disparado em duas mesquitas em Christchurch, matando 50 muçulmanos.

 

LEIA MAIS

Mulher morre ao cair no Grand Canyon. Esta é a segunda vítima desde o início do mês

Depois do ataque, cidadãos da Nova Zelândia entregam armas à polícia

Impala Instagram


RELACIONADOS