Nova Zelândia vai manter fronteiras fechadas por «muito tempo», anuncia primeira-ministra

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, diz que o país não irá abrir as fronteiras para o resto do mundo por «muito tempo».

Nova Zelândia vai manter fronteiras fechadas por «muito tempo», anuncia primeira-ministra

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, anunciou a decisão de manter as fronteiras encerradas ao resto mundo por «muito tempo» depois de participar numa videoconferência com o governo australiano. Ambos os executivos debateram a criação de uma possível «bolha» para os estados vizinhos. Essa «bolha» permitiria aos cidadãos dos dois países viajarem de um território para o outro livremente e sem quarentena. Ardern reforçou, no entanto, que visitas de cidadãos dos restantes países do mundo não serão permitidas tão cedo. Tanto a Nova Zelândia como a Austrália fecharam as fronteiras a quase todos os estrangeiros, como parte da resposta à covid-19.

LEIA DEPOIS
Covid-19 lança o caos na indústria do turismo na Europa

O que disse a primeira-ministra da Nova Zelândia

Jacinta Ardern divulgou que Nova Zelândia e Austrália estão a discutir uma «espécie de bolha entre países». Uma «zona segura de viagem». Enfatizou que «há muito trabalho a ser feito antes de ser possível progredir» e que a medida é tomada a pensar nos «benefícios para ambas as populações». Em resposta a uma pergunta sobre o setor de turismo do país, Ardern respondeu de forma concludente. «Não teremos as fronteiras abertas para o resto do mundo por muito tempo», apesar de o turismo ser das principais indústrias da Nova Zelândia, empregando diretamente quase 10% da população ativa do país e contribuindo com praticamente 6% do Produto Interno Bruto. A maioria dos visitantes chega da Austrália, seguida de China, Estados Unidos da América e Reino Unido.

A situação da covid-19 na Nova Zelândia e na Austrália

A primeira-ministra neozelandesa ressalva que esta «bolha» de livre circulação entre os dois países só é possível por causa das «medidas tomadas pelos dois executivos» políticos. Esta quarta-feira, registou-se apenas uma morte na Nova Zelândia, de um total de 21 desde o início da pandemia, resultado de 1.488 infetados. Na Austrália, registou-se também um óbito, de um total de 96, e 6.875 infeções confirmadas. A Austrália tem 25 milhões de habitantes, cinco vezes mais do que a Nova Zelândia.

LEIA MAIS
Casamentos e aniversários são os grandes focos de transmissão de coronavírus e até o Natal está em risco

Impala Instagram


RELACIONADOS