Músico nigeriano Seun Kuti libertado sob fiança inicia digressão por mais de 12 países

Um músico nigeriano do Afrobeat que está a ser julgado sob acusação de ter agredido um polícia vai iniciar uma digressão adiada, com mais de 12 concertos, após ter sido libertado sob fiança, disse o seu empresário.

Músico nigeriano Seun Kuti libertado sob fiança inicia digressão por mais de 12 países

Seun Kuti, que esteve hoje no tribunal, tem concertos agendados em mais de 12 países, mas a sua partida foi adiada devido ao julgamento, disse o seu empresário Ayo Moses à agência de notícias Associated Press.

Filho do ícone musical e agitador político nigeriano Fela Kuti, que foi detido várias vezes pelos regimes militares nigerianos, Seun Kuti estava detido há mais de uma semana, depois de ter sido apanhado alegadamente a agredir um agente da polícia em Lagos, o centro económico da Nigéria.

Na audiência de hoje, o juiz presidente decidiu que era o Ministério Público – e não a polícia – que tinha o poder de acusar o músico. O juiz adiou então o caso para uma nova audiência, em 03 de julho.

“Ele está sob fiança e, como cidadão responsável, continuará a usufruir dos seus direitos, porque se presume inocente”, declarou Femi Falana, o seu advogado, após a audiência.

Na semana passada, surgiram vídeos virais que mostravam Kuti agitado, a gritar e a empurrar o agente numa estrada principal de Lagos. Ainda não é claro o que causou o confronto, embora Kuti tenha alegado: “[o agente] tentou matar-me a mim e à minha família”.

Durante a sua detenção, a polícia revistou a casa de Kuti, o que causou agitação entre alguns nigerianos e os seus advogados. Mas Benjamin Hundeyin, porta-voz da polícia de Lagos, defendeu que a busca era necessária e aprovada pelo tribunal.

“No decurso da nossa investigação, deparámo-nos com certas coisas suspeitas, que precisavam de ser provadas/desmentidas para além de qualquer dúvida razoável”, disse Hundeyin sem adiantar mais pormenores.

ATR // LFS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS