Morreu o líder do grupo terrorista Boko Haram

Abubakar Shekau, líder do grupo terrorista Boko Haram, morreu após ter sido atingido pela explosão de uma bomba. A 20 de maio foi noticiado que tinha ficado gravemente ferido numa tentativa de suicídio para evitar ser capturado.

Morreu o líder do grupo terrorista Boko Haram

Morreu Abubakar Shekau, o líder do grupo terrorista Boko Haram. A informação é avançada a Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP) numa gravação a que a Reuters teve acesso. O áudio dá conta de que que o homem morreu no passado dia 18 de maio ao ser perseguido pelo grupo rival ISWAP após uma batalha. Shekau terá sido atingido pela explosão de uma bomba. “Deus julgou-o, enviando-o para o paraíso“, disse o líder do ISWAP.

No passado dia 20 de maio foi noticiado que Abubakar Shekau, tinha ficado gravemente ferido numa tentativa de suicídio para evitar ser capturado por este mesmo grupo rival, que outrora já fez parte do Boko Haram, mas desvinculou-se há cinco anos, tendo-se aliado ao Estado Islâmico.

Insurreição já fez mais de 40 mil vítimas

Assim, a fação histórica, liderada por Abubakar Shekau, ficou a controlar um dos lados da floresta de Sambisa, e do outro o ISWAP, reconhecido pela organização estatal islâmica, cujo reduto é as redondezas do Lago Chade. Ambos os grupos terroristas combatem o exército nigeriano, e também há confrontos entre eles pelo controlo do território. Nos últimos anos, o ISWAP cresceu em força, ganhando território e lançando ataques mais sofisticados, escreve a Agência France Press.

O nordeste da Nigéria tem sido flagelado por uma insurreição há mais de uma década, que matou mais de 40 mil pessoas e obrigou 2 milhões a fugirem das suas casas, tendo alastrado para os vizinhos Níger, Chade e Camarões.

LEIA AINDA
Pescadores encontram tesouro em barriga de cachalote [vídeo]
Pescadores encontram tesouro em barriga de cachalote [vídeo]
Uma carcaça de cachalote a boiar junto à costa mudou a vida de 35 pescadores. Na barriga do cetáceo encontraram um tesouro avaliado em mais de um milhão de euros. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS