Luto | Avelino Ferreira Torres, de 74 anos, era um homem intempestivo

Antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses Avelino Ferreira Torres, de 74 anos, estava internado no Hospital de Penafiel e morreu vítima de doença grave.

O antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses Avelino Ferreira Torres, de 74 anos, morreu ontem no Hospital de Penafiel, vítima de doença grave. Avelino Ferreira Torres, que liderou a autarquia, de 1983 a 2005, sempre eleito pelo CDS, era natural de Rebordelo, Amarante, e encontrava-se acamado há alguns meses, na sua residência, em Tuías, Marco de Canaveses, distrito do Porto. Homem conhecido pelo seu feitio intempestivo, o ex-autarca do CDS chegou a confessar ao Público que não era “uma pessoa meiga”, nem usava as “palavras com punhos de renda”.  Um estilo que muitos não gostavam e outros amavam.

LEIA DEPOIS
Rosa Grilo | Amiga do triatleta confirma tese dos angolanos: «Estava a ser ameaçado»

Autarca estava a ser julgado

O antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses esteve à frente da autarquia durante 22 anos, tenso sido eleito  pela primeira vez em 1983, com sucessivas maiorias absolutas. Em 2005, Ferreira Torres deixou este cargo para se candidatar, como independente, à presidência da Câmara de Amarante, concelho de onde era natural, mas não teve sorte um perdeu a ‘luta’ para o socialista Armindo Abreu. Não desistiu e  voltou a candidatar-se em 2009 e 2013, no entanto, foi derrotado, desta vez, por Manuel Moreira, do PSD. Em 2016 abandonou a política.

Avelino Ferreira Torres estava a ser julgado por, alegadamente, ter forjado uma carta de confissão de dívida de um construtor, com o filho, “ou alguém a mando deles”, avançava o Ministério Público. O mesmo diz da assinatura do documento. Em dezembro do ano passado, faltou à primeira audiência do julgamento devido a «doença grave».  No processo no qual eram coarguidos o filho do antigo presidente de Câmara, Fernando Jorge Torres – que, tal como o pai, está pronunciado por burla qualificada na forma tentada e falsificação de documento -, e o advogado Armando Teixeira, a quem é imputado um crime de falsificação de documento.

Participou em Quinta das Celebridades

Já na década de 90, presidiu ao Futebol Clube do Marco, em Marco de Canaveses, e exerceu funções no Conselho Nacional de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Em 2005, causou polémica, mas também muita surpresa quando decidiu participar no reality show Quinta das Celebridades, da TVI. Em 2016, confessou ter sofrido de uma depressão grave: “Entrei em depressão três anos, não me levantava, não queria ver ninguém”, afirmou no programa Você na TV, da estação de Queluz.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 9 de outubro
Amigos de Luís Grilo sabiam da existência de seguros: «Foram reforçados pela Rosa»

Impala Instagram


RELACIONADOS