Ministro das Finanças escocês demite-se após acusações de assédio sexual a menor

Derek Mackay demitiu-se hoje, depois de várias notícias darem conta de que enviou centenas de mensagens a um rapaz de 16 anos através da Internet. «Agi estupidamente e estou francamente desolado», assumiu.

Ministro das Finanças escocês demite-se após acusações de assédio sexual a menor

Segundo a edição escocesa do tabloide The Sun, em agosto de 2019, O ministro das Finanças da Escócia, 42 anos, figura destacada do Partido Nacionalista Escocês (SNP), contactou através do Instagram um adolescente de 16 anos que não conhecia e, ao longo de seis meses, enviou-lhe 270 mensagens pelo Instagram e pelo Facebook. Derek Mackay demitiu-se hoje, horas antes de apresentar o orçamento anual, depois de várias notícias avançarem que enviou centenas de mensagens a um rapaz de 16 anos através da Internet.

LEIA DEPOIS
Influencer brasileira mordida por tubarão nas Bahamas

Situação revelada pela mãe do adolescente

Nesses contactos, o ministro disse ao rapaz que o achava bonito e convidou-o para jantar, tendo deixando de enviar mensagens quando o rapaz lhe disse a idade. “Assumo total responsabilidade pelos meus atos. Agi estupidamente e estou francamente desolado”, afirmou o ministro num comunicado em que anuncia ter apresentado “a demissão com efeitos imediatos” à chefe do governo da Escócia, Nicola Sturgeon, que aceitou.

Derek Mackay “deu um contributo importante ao governo, mas ele reconhece que o seu comportamento não esteve à altura dos padrões exigidos”, comentou a primeira ministra da Escócia e líder do SNP. Apresentado como favorito à sucessão de Sturgeon, Mackay revelou a sua homossexualidade em 2013, quando se separou da mulher, com quem tem dois filhos, segundo o The Sun.

LEIA MAIS
Coronavírus | Portugal pode não estar preparado para enfrentar surto, alertam especialistas
Circulação na A1 restabelecida parcialmente na zona de Estarreja

Impala Instagram


RELACIONADOS