Milhares de clientes novamente sem televisão por cabo na Venezuela

Milhares de venezuelanos ficaram hoje sem sinal de televisão satélite um mês depois de a operadora Simple TV ter começado a cobrar uma mensalidade aos utilizadores, que se queixam ter pagado atempadamente o serviço.

Milhares de clientes novamente sem televisão por cabo na Venezuela

Milhares de clientes novamente sem televisão por cabo na Venezuela

Milhares de venezuelanos ficaram hoje sem sinal de televisão satélite um mês depois de a operadora Simple TV ter começado a cobrar uma mensalidade aos utilizadores, que se queixam ter pagado atempadamente o serviço.

A falha afeta também milhares de portugueses que ficaram sem poder ver a emissão da RTP Internacional.

“Quando ligo o descodificador aparece uma mensagem que diz ‘recetor sem serviço’. Paguei a nova mensalidade há mais de uma semana e ainda não atualizaram o sistema”, explicou à agência Lusa um cliente.

Araid Martinez, 30 anos, e empregada de uma seguradora, está contrariada com a situação, porque tem várias ‘boxes’ e não pode sintonizar um canal infantil para a sua filha de quatro anos.

“A operadora não tem sistema de atendimento telefónico, é tudo feito por via eletrónica e começa com uma assistente virtual, sendo necessário insistir para falar com alguém do departamento de apoio ao cliente. Quando consegui responderam-me que o meu número de cliente estava ativo no sistema, mas inativo na plataforma, o que me parece contradição e tenho que esperar”, explicou.

No mesmo sentido se queixou à Lusa o lusodescendente José Freitas, que está impedido de gravar e visualizar a programação que guardou no seu descodificador, quando faltam horas para ver as aulas de Português Língua Não Materna, do programa Estudar em Casa, que a RTPi começou a transmitir aos sábados para o continente americano.

“É difícil de explicar: ou não temos luz, ou água, ou gasolina, ou televisão satélite. Todos os dias há um contratempo para superar”, lamentou.

José Freitas queixou-se também dos preços elevados que são cobrados, “num país onde tudo está dolarizado e a valores superiores aos praticados no estrangeiro”, o que obriga a fazer “escolhas” e a estabelecer prioridades.

“Estou a ponderar suspender definitivamente o serviço, porque os 40 dólares que pago pela subscrição da televisão por cabo, podem ser mais uteis noutras coisas para o lar”, frisou.

Vários clientes usam as redes sociais para se queixarem de que a operadora, desde que iniciou operações, tem apresentado falhas de sinal, eliminado e substituído canais, modificado planos de programação e que estão sem serviço, apesar de terem efetuado as “recargas” (carregamentos) para evitarem suspensões.

A Simple TV é a nova operadora de televisão por satélite, que substitui a DirecTV, empresa que a 19 de maio de 2020, deixou mais de 2,5 milhões de famílias sem o serviço de televisão por cabo, devido a uma decisão da norte-americana AT&T de suspender esse tipo de serviço na Venezuela.

A decisão, segundo a AT&T, foi justificada com a imposição de sanções pelos Estados Unidos contra o Governo venezuelano e o cumprimento da licença local de operação, que exige que sejam transmitidos os canais Globovisión e Pdvsa, sancionados por Washington.

A suspensão, que afetou pelo menos dez milhões de pessoas, apanhou os venezuelanos de surpresa, tendo os portugueses que residem no país ficado privados da emissão internacional do canal público português RTPi.

O serviço da DirecTV representava 45% do mercado de televisão por subscrição na Venezuela. O seu custo era de aproximadamente um euro mensal para o pacote em Alta Definição que agora custa quase 30 euros, mais taxas.

Em 30 de maio, o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, congratulou-se com a suspensão dos serviços da DirecTV e prometeu aos venezuelanos melhores e mais sofisticados sistemas televisivos no país.

Em 14 de agosto, o grupo empresarial Scale Capital anunciou que chegou a acordo com a norte-americana AT&T para comprar a DirecTV, e restituir o serviço de televisão por cabo.

O serviço, que apresentou vários falhas, usa a infraestrutura da Directv na Venezuela e depois de quatro meses de testes, passou a ser faturado mensalmente a partir de 15 de dezembro de 2020.

FPG // EL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS