Marcelo condecora PJ e defende que necessita de “meios capazes”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a Polícia Judiciária (PJ) necessita de ter “meios capazes, operacionais e eficazes” e condecorou-a com a Ordem do Infante D. Henrique.

Marcelo condecora PJ e defende que necessita de

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a Polícia Judiciária (PJ) necessita de ter “meios capazes, operacionais e eficazes” e condecorou-a com a Ordem do Infante D. Henrique.

Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu esta condecoração numa sessão solene evocativa do 75.º aniversario desta polícia criminal, na sede da PJ, em Lisboa, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Antes, o chefe de Estado fez uma curta intervenção, em que afirmou que Portugal precisa “de uma PJ que possa estar sempre em condições de cumprir a sua missão em tempos de maior criminalidade, criminalidade mais sofisticada, criminalidade mais insidiosa, criminalidade com dimensões internas e externas as mais mutantes e dissimuladas ou impercetíveis”.

“A PJ, como aliás todas as demais instituições congéneres e mais em geral integrantes do sistema de justiça e de segurança, necessita de dispor em permanência de meios capazes, atualizados, operacionais e eficazes, para corresponder aos imperativos constitucionais e Às esperanças e certezas dos portugueses. Tem sido esse o compromisso do Governo. É esse o compromisso de todos os responsáveis políticos, a que o Presidente da República junta o seu, sempre e só a pensar em Portugal”, acrescentou.

Quanto à condecoração hoje atribuída, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que, “tal como o fez o Presidente Mário Soares em 1996, ao agraciar a PJ com a Ordem do Mérito”, e tendo decorrido entretanto quase um quarto de século, “é justo galardoá-la com a Ordem do Infante D. Henrique – uma e outra já atribuídas a outras instituições também prestigiadas servidoras da liberdade e da segurança comunitárias”.

Nesta cerimónia discursaram também o diretor nacional da PJ, Luís Neves, e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS